Alguns leitores sugeriram que você criada uma categoria para abordar leituras recomendadas e bons livros sobre finanças pessoais, economia em geral e investimentos. É uma ótima idéia e vou tentar colocá-la em prática já com este artigo. O mais importante ao ler um livro deste gênero é estar ciente de que os resultados só aparecerão se você, e só você, decidir que eles apareçam. Em outras palavras, cuidar do seu dinheiro é tarefa sua e não de quem escreve o livro. Já vi muitas pessoas lerem tais obras e as desmereçê-las, ou ainda, ridicularizá-las.

Portanto muito cuidado. Tenha certeza de que quer mudar e saiba que mais importante do que começar, é levar adiante constantemente os conceitos apresentados. O seu controle precisa ser, obrigatoriamente, um círculo virtuoso. Vou indicar dois livros essenciais para quem quer começar, de linguagem simples e bem objetiva. 

  • “Saiba Mais para Gastar Menos” de Elaine Toledo, editora Alaúde, 142 páginas. Preço sugerido de R$ 24,50. Este é um livro bem básico e escrito de uma forma bastante ‘light’, que pode ajudá-lo a entender que atitude é tão importante quanto conhecimento. O foco é na redução de gastos de forma inteligente e a aplicação deste montante economizado. Indicado para leitores com pouco, ou nenhum conhecimento de economia e finanças.
  • “Dinheiro – Os Segredos de quem tem” de Gustavo P. Cerbasi, editora Gente, 192 páginas. Preço sugerido de R$ 30,00. O autor, consultor já consagrado, trata de assuntos importantes para uma saudável vida financeira de uma forma natural e desafiadora. Com muitos exemplos, fica fácil entender que economizar é algo saudável e que investir pode ser algo muito bom para um aposentadoria tranquila. Recomendado a todas as pessoas que acham que entendem bem do seu orçamento e àqueles que desejam compreender mais facilmente temas como juros compostos, riscos e indicadores econômicos.

Por enquanto é isso. Prometo atualizar a categoria e postar sempre mais dicas e observações. São muitos os bons livros. Ainda bem. Abraço.

Conrado Navarro
Aviso: Os textos assinados e publicados no Dinheirama.com não representam necessariamente a opinião editorial do Blog. Asseguramos a qualquer pessoa, empresa ou associação que se sentir atacada o direito de utilizar o mesmo espaço para sua defesa. Também ressaltamos que toda e qualquer informação ou análise contida neste blog não se constitui em solicitação ou oferta de seu autores para compra ou venda de quaisquer títulos ou ativos financeiros, para realização de operações nos mercados de valores mobiliários, ou para a aplicação em quaisquer outros instrumentos e produtos financeiros. Através das informações, dos materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog, os autores não estão prestando recomendações quanto à sua rentabilidade, liquidez, adequação ou risco. As informações, os materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog têm propósito exclusivamente informativo, não consistindo em recomendações financeiras, legais, fiscais, contábeis ou de qualquer outra natureza.

Comentários