O que você pode encontrar no site da BM&FBovespaEstes dias estava conversando com uma amiga e surgiu um papo sobre informações sobre investimentos em ações, bolsa de valores[bb] e tal. Pensei: “Nossa, como ela existem muitas pessoas que não faze idéia de quanta informação a própria BM&FBovespa disponibiliza em seu site”. Pois é, surgiu a idéia para um artigo que tentasse resumir o que de interessante uso e recomendo no site da nossa bolsa. Pense nisso: você já parou para avaliar a enorme quantidade de informação disponível no site da bolsa brasileira?

Lá encontramos informação relevante e de fácil alcance. Assim eu resumiria o site da BM&F Bovespa. Para quem nunca teve tempo, paciência ou curiosidade, resolvi resumir e indicar o que de melhor se pode encontrar por lá.
Importante: como não é possível copiar os links diretos do sites e hotsites internos, coloquei as imagens, fáceis de serem localizadas, e alguns comentários.

Para os investidores iniciantes

  • Como investir: passo a passo, conceitos fundamentais e informações como corretoras credenciadas, clubes de investimentos abertos e etc.;
  • Instituto Educacional: cursos gratuitos para todas as idades e tipo de investidor[bb];
  • FolhaInvest: simulador de compra e venda de ações com concursos reais. O site é mantido pela Folha de São Paulo em http://folhainvest.folha.com.br/ e é gratuito;
  • Planilha para Orçamento Pessoal: modelo de controle financeiro gratuito e com excelentes dicas;
  • Palestras virtuais.

O que você pode aprender no site da BM&F Bovespa

Para os investidores praticantes

  • Informações do pregão: cotações, índices, mais negociadas e maiores oscilações;
  • Mercado>Publicações: publicações gratuitas, assinaturas do Boletim Diário de Informações e Suplemento de Orientação (ambos pagos);
  • Calendário do mercado (Mercado>Calendários e Horários);
  • Cronograma de leilões (Mercado>Leilões).

O que você pode aprender no site da BM&F Bovespa

Para informações sobre as empresas listadas em bolsa

  • Plantão empresas: todas as notícias do mercado e empresas minuto a minuto. Informações valiosíssimas para aqueles dias em que circulam diversos boatos – que só serão oficiais quando a informação for publicada neste canal.

O que você pode aprender no site da BM&F Bovespa

Não é pouco, não é mesmo? Informação de qualidade e de fácil navegação, com o aval e o respaldo de uma grande instituição. A idéia do artigo é justamente valorizar este trabalho de educação de investidores[bb] realizado pela BM&FBovespa – uma ótima referência para todos os perfis, profissionais ou não. Dedique alguns minutos de seu dia a investigar diversas fontes de conhecimento e compartilhe-as com seus amigos.

Por último, gostaria de enfatizar a questão do aprendizado. O Instituto Educacional BM&FBovespa tem um vasto material, um calendário constantemente atualizado e produtos de preços acessíveis. Para conhecer a grade, clique aqui. O artigo tem caráter meramente informativo, portanto não nos responsabilizamos por nenhum produto, informação ou dicas lá oferecidas. Aproveite!

——
Mariana Prates é economista pela PUC-SP e pós-graduanda em Administração de Empresas pela FGV. Trabalha em precificação de Empréstimo em Folha e adora fazer planejamento financeiro para amigos e familiares.

Crédito da foto para stock.xchng.

Avatar
Aviso: Os textos assinados e publicados no Dinheirama.com não representam necessariamente a opinião editorial do Blog. Asseguramos a qualquer pessoa, empresa ou associação que se sentir atacada o direito de utilizar o mesmo espaço para sua defesa. Também ressaltamos que toda e qualquer informação ou análise contida neste blog não se constitui em solicitação ou oferta de seu autores para compra ou venda de quaisquer títulos ou ativos financeiros, para realização de operações nos mercados de valores mobiliários, ou para a aplicação em quaisquer outros instrumentos e produtos financeiros. Através das informações, dos materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog, os autores não estão prestando recomendações quanto à sua rentabilidade, liquidez, adequação ou risco. As informações, os materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog têm propósito exclusivamente informativo, não consistindo em recomendações financeiras, legais, fiscais, contábeis ou de qualquer outra natureza.

Comentários