Home PolíticaBrasil Oito dos 9 grupos do IPCA tiveram alta de preços em dezembro; exceção foi Habitação

Oito dos 9 grupos do IPCA tiveram alta de preços em dezembro; exceção foi Habitação

Os avanços foram registrados em Alimentação e bebidas (1,18%, impacto de 0,25 p.p.), transportes, (0,67% e impacto de 0,14 ponto porcentual)

por Estadão Conteúdo
3 min leitura
Comércio, Bares e Restaurantes, bebidas

Oito dos nove grupos que integram o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) registraram altas de preços em dezembro, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A única deflação ocorreu em Habitação, com queda de 0,56%, uma contribuição de -0,08 ponto porcentual para o IPCA do mês.

<<< Quer começar a estudar finanças com o pé direito? Clique aqui >>>

Os avanços foram registrados em Alimentação e bebidas (1,18%, impacto de 0,25 p.p.), transportes, (0,67% e impacto de 0,14 ponto porcentual), despesas pessoais (0,62% e impacto de 0,06 ponto porcentual), saúde e cuidados pessoais (0,38%, impacto de 0,05 ponto porcentual), vestuário (1,14%, impacto de 0,05 ponto porcentual), educação (0,11%, impacto de 0,01 p.p.), artigos de residência (0,65%, impacto de 0,02 p.p.) e comunicação (0,37% e 0,02 ponto porcentual).

Todas as 16 regiões investigadas pelo IBGE registraram altas de preços em dezembro.

O resultado mais brando foi verificado em Belo Horizonte, 0,25%, enquanto o mais elevado ocorreu em Salvador, com aumento de 0,89%.

Assine a newsletter “O Melhor do Dinheirama”

Dinheirama

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.