Home Economia e Política OMS pede proibição de vapes com sabor e regulamentação como a do tabaco

OMS pede proibição de vapes com sabor e regulamentação como a do tabaco

Alguns pesquisadores, ativistas e governos veem os cigarros eletrônicos, ou vaporizadores, como uma ferramenta fundamental na redução das mortes e doenças causadas pelo tabagismo

por Reuters
0 comentário
(Imagem: Reprodução/Joédson Alves/Agência Brasil)

A Organização Mundial da Saúde (OMS) pediu nesta quinta-feira aos governos que tratem os cigarros eletrônicos de forma semelhante ao tabaco, e proíbam todos os sabores, ameaçando as apostas das empresas de cigarros em alternativas ao fumo.

Alguns pesquisadores, ativistas e governos veem os cigarros eletrônicos, ou vaporizadores, como uma ferramenta fundamental na redução das mortes e doenças causadas pelo tabagismo.

Mas a agência da ONU disse que são necessárias “medidas urgentes” para controlá-los.

Citando estudos, a OMS afirmou que não há provas suficientes de que os vapes ajudem os fumantes a deixar de fumar, disse que eles são prejudiciais à saúde e que podem levar à dependência da nicotina entre os não fumantes, especialmente crianças e jovens.

Mais jovens entre os 13 e os 15 anos utilizam vapes do que adultos em todas as regiões da OMS, devido ao marketing agressivo, acrescentou a organização. 

(Imagem: Divulgação/Ministério da Saúde)
(Imagem: Divulgação/Ministério da Saúde)

“os jovens estão sendo recrutados e presos desde cedo ao uso de cigarros eletrônicos e podem ficar viciados na nicotina”, afirmou Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da OMS, exortando os países a implementar medidas rigorosas.

A OMS apelou a mudanças, incluindo a proibição de todos os agentes aromatizantes, como o mentol, e a aplicação de medidas de controle do tabaco aos vapes, incluindo impostos elevados e proibições de uso em locais públicos.

A OMS não tem autoridade sobre as regulamentações nacionais e apenas fornece orientações. Mas as suas recomendações são frequentemente adotadas voluntariamente.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.