A OneD Battery Sciences e a Koch Modular anunciaram nesta quarta-feira que se uniram para construir uma fábrica na América do Norte para produzir material para ânodos de silício-grafite suficiente para a montagem de baterias suficientes para cerca de 1 milhão de veículos elétricos por ano.
As duas empresas anunciarão o local da fábrica, que deve custar “algumas centenas de milhões de dólares”, em um futuro próximo, disse o presidente-executivo Vincent Pluvinage à Reuters.
A OneD é uma das startups que estão desenvolvendo materiais de ânodo de silício, incluindo GDI, Nexeon e Sila Nanotechnologies, todas afirmando que o produto tem um melhor desempenho em baterias de veículos elétricos do que o grafite.
A China refina mais de 90% do grafite do mundo para quase todos os ânodos de baterias de veículos elétricos e introduziu restrições à exportação de grafite em dezembro.
Isso estimulou os esforços dos fabricantes de automóveis para obterem grafite sintético ou usarem materiais alternativos, como o silício, fora da China.
A OneD adiciona nanofios de silício ao material do ânodo de grafite da bateria de veículos elétricos para aumentar o alcance e reduzir o tempo de carregamento, além de diminuir o peso.
A empresa afirma que o processo também economiza dinheiro para os fabricantes de automóveis que buscam modelos mais acessíveis.
A General Motors é uma investidora e cliente da OneD.
Pluvinage disse que a OneD “já está em negociações” com clientes para construir uma fábrica semelhante na Europa.