O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) elevou sua projeção para a carga de energia no Brasil em janeiro, ao mesmo tempo em que reduziu a perspectiva de chuvas em todos os subsistemas ao longo do mês, segundo boletim divulgado nesta sexta-feira.
Para a carga, o órgão passou a esperar um crescimento de 10,7% em relação a janeiro de 2023, a 82.610 megawatts-médios (MWm), contra alta de 9,1% prevista na semana anterior.
Com relação às chuvas, o ONS fez revisão importante na previsão para o subsistema Sul, passando a esperar afluências nas usinas hidrelétricas da região em 97% da média histórica em janeiro, ante 114% previstos na semana anterior.
Também foram reduzidas as previsões mensais de chuvas para o Sudeste/Centro-Oeste (66% da média, ante 70%), Nordeste (41%, ante 52%) e Norte (73%, ante 75%).
Ao final de janeiro, o ONS estima que a capacidade de armazenamento das hidrelétricas do Sudeste/Centro-Oeste, região que concentra os principais reservatórios do país, alcançará 63,4% ao final de janeiro, 1,2 ponto percentual abaixo do esperado há uma semana.