O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) revisou para baixo suas previsões de chuvas que devem chegar às usinas hidrelétricas de todo o Brasil no mês de fevereiro, em meio a um período chuvoso que tem decepcionado e ficado com níveis de afluências abaixo da média histórica.
Para o subsistema Sudeste/Centro-Oeste, que concentra os principais reservatórios de hidrelétricas do país, o ONS estimou chuvas equivalentes a 61% da média histórica em fevereiro, ante 64% previstos na semana anterior.
As chuvas também foram estimadas em 75% da média do mês no Sul (contra 82% anteriores), em 61% no Nordeste (contra 70% anteriores) e 89% no Norte (contra 100% anteriores).
O órgão também reduziu sua projeção para o nível de armazenamento das hidrelétricas do Sudeste/Centro-Oeste a 65% ao final de fevereiro, ante 66,5% esperados há uma semana.
Já para a carga de energia elétrica, o ONS estimou crescimento de 6,7% em fevereiro ante igual mês de 2023, para 83.555 megawatts médios (MWmed), um pouco acima dos 6,4% previstos na semana anterior.