Home Empresas OpenAI retira propriedade de Sam Altman sobre fundo de apoio a startups

OpenAI retira propriedade de Sam Altman sobre fundo de apoio a startups

A OpenAI disse que Altman não tem interesse financeiro no fundo, apesar da propriedade

por Reuters
3 min leitura
Sam Altman, presidente-executivo da OpenAI, no Fórum Econômico Mundial em Davos, Suíça (Imagem: REUTERS/Denis Balibouse/Arquivo)

A OpenAI alterou a estrutura de governança de seu fundo de capital de risco que apoia startups de inteligência artificial, de modo que seu presidente-executivo, Sam Altman, não é mais proprietário ou controlador do fundo, conforme um documento apresentado à SEC, órgão que regula o mercado de capitais nos Estados Unidos.

A mudança, documentada no processo de 29 de março, ocorreu depois que a propriedade de Altman sobre o OpenAI Startup Fund levantou questionamentos por sua estrutura incomum embora fosse comercializado de forma semelhante a um braço corporativo de investimento de risco, o fundo foi levantado por Altman a partir de sócios limitados externos e ele tomou decisões de investimento.

A OpenAI disse que Altman não tem interesse financeiro no fundo, apesar da propriedade.

Em comunicado, um porta-voz da OpenAI disse que a estrutura inicial de sócio-gerente do fundo era um arranjo temporário e que “essa mudança proporciona maior clareza.”

O OpenAI Startup Fund está investindo 175 milhões de dólares arrecadados de parceiros da OpenAI, como a Microsoft (MSFTMSFT34), embora a própria OpenAI não seja investidora.

O controle do fundo foi transferido para Ian Hathaway, um sócio do fundo desde 2021, de acordo com o documento. Altman não será mais sócio-gerente do fundo.

Segundo a OpenAI, Hathaway supervisionou o programa acelerador do fundo e liderou investimentos em empresas como Harvey, Cursor e Ambience Healthcare.

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.