A Organização das Associações de Produtores de Cana-de-Açúcar do Brasil (Orplana) divulgou relatório nesta quinta-feira sobre a safra 2023/24 da região centro-sul que indica prejuízo de mais de 1 bilhão de reais para os produtores, já que os preços pagos pelas usinas pela matéria-prima não estariam remunerando “corretamente”.
“Como consequência, os produtores de cana estão fechando a safra no vermelho um prejuízo de 17,3 reais por tonelada, o que dentro das 60 milhões de toneladas de cana, na área de atuação da Orplana, representa um prejuízo de mais de 1 bilhão de reais”, disse o CEO da Orplana, José Guilherme Nogueira, em nota.
Em reportagem da Reuters publicada em setembro, a Orplana afirmou que os produtores buscavam uma melhora na precificação da matéria-prima, alegando que os preços estavam defasados em mais de 20%.
Segundo a entidade, os modelos de comercialização Consecana puro, Consecana + plus, ATR fixo, Cana Spot “não estão remunerando corretamente, pois nenhum deles está cobrindo as despesas”.
O estudo de custos de produção da Orplana considerou a amostra de 171 planilhas recebidas com informações declaratórias de 30 associações de produtores de cana-de-açúcar, representando todas as cinco macrorregiões do centro-sul da associação, disse a entidade em nota.
“É fato que os produtores não estão conseguindo financiar sua atividade”, destacou Nogueira.
Na área da Orplana, 41% dos contratos estão baseados em Consecana puro e não contemplam nenhum tipo de bonificação.
“O Consecana argumenta que a maioria dos produtores tem incentivos por parte das usinas, porém o que é mostrado pelo estudo é exatamente o contrário”, frisou.
Para a associação, a revisão dos aspectos técnicos e econômicos do Consecana já estão com todos os prazos expirados, e há urgência de uma ação da indústria.
Procurada, a União da Indústria de Cana-de-açúcar (Unica), que representa as usinas do centro-sul, não comentou imediatamente. Anteriormente, a associação afirmou que a partir do parâmetro do Consecana-SP os produtores rurais e as agroindústrias podem estabelecer condições adicionais de prêmio e bonificação.