Home Finanças Pessoais Ouvir e observar: boa parte do seu sucesso também depende disso

Ouvir e observar: boa parte do seu sucesso também depende disso

por Janaína Gimael
3 min leitura

Voc√™ j√° deve ter observado, at√© porque costuma ser um fato meio inevit√°vel, que geralmente o mercado de trabalho e muitas outras √°reas da vida costumam premiar aqueles que falam bastante, exp√Ķem a vida e os pontos de vista sem problemas, e conseguem atrair a aten√ß√£o de uma plateia com apenas alguns minutos de exposi√ß√£o. Pois bem, confesso que admiro quem √© assim, mas como sempre me adequei melhor do outro lado, tamb√©m acho importante tratar de outras faces que geralmente precisam ser resgatadas e n√£o nos damos conta.

Quando era mais nova, gostava daquela frase que dizia: ‚ÄúVoc√™ tem dois ouvidos e uma boca, portanto, ou√ßa mais e fale menos‚ÄĚ. Hoje ela me parece meio simplista demais, at√© boba, mas se formos pensar, tamb√©m traz um significado que merece reflex√£o. Tenho muitos amigos que conseguem se expor bastante.

Falam muito sobre tudo e s√£o muito agrad√°veis. Mas quando se trata de ouvir e observar, simplesmente n√£o conseguem parar. E qual o problema nisso? O problema √© que s√≥ conseguimos encontrar um caminho com real significado quando nos auto-conhecemos de verdade. E s√≥ nos auto-conhecemos de verdade quando nos ouvimos. √Č preciso aquietar a mente para fazer isso e n√£o seguir simplesmente a manada, mas algo que fa√ßa real sentido para cada um de n√≥s, afinal de contas, o sucesso √© algo totalmente subjetivo.

O que s√£o dividendos? Como escolher¬†a√ß√Ķes que pagam dividendos?

Primeiramente, ouça a si mesmo

√Č f√°cil ir seguindo pelas diferentes fases da vida e fazendo apenas o que o mundo espera. ‚ÄúVoc√™ precisa comprar uma casa at√© os 40‚ÄĚ. ‚ÄúVoc√™ precisa se casar at√© os 30‚ÄĚ. ‚ÄúVoc√™ precisa ter filhos at√© os 35‚ÄĚ. ‚ÄúVoc√™ precisa conquistar a sua independ√™ncia financeira at√© os 50‚ÄĚ. Mas ser√° que voc√™ j√° parou para pensar no que realmente deseja para si mesmo? No que realmente lhe traz satisfa√ß√£o? √Č apenas parando e deixando para l√° todos os ru√≠dos externos que voc√™ conseguir√° fazer isso.

Uma pessoa que não consegue dedicar nem um tempinho por semana para avaliar a si mesmo também acaba deixando passar uma série de oportunidades para simplesmente seguir a multidão. E se este é seu caso, está na hora de aquietar, ouvir a si mesmo e simplesmente observar. Como anda sua vida? O que é o sucesso para você?

Para onde você gostaria de ir a partir daqui e onde desejaria estar daqui a 5 ou 10 anos? Sempre é tempo de dar aquela virada, o importante é começar. E estou lhe propondo para que faça isso a partir de hoje, pois um dia, algum tempo atrás, alguém também me fez a mesma proposta e as coisas começaram a se encaminhar da forma que eu realmente queria. Isso não tem preço!

eBook gratuito recomendado: Invista e Construa o Futuro dos seus Filhos

Ouça e observe os outros também

E uma vez que voc√™ esteja aprendendo a ouvir e observar a si mesmo, comece a fazer este exerc√≠cio com os outros tamb√©m. √Č muito legal ser uma pessoa que fala bastante, mas tamb√©m √© muito legal ser algu√©m que sabe ouvir. √Č fundamental aprender a observar e entender efetivamente o lado do outro se quisermos de fato estabelecer rela√ß√Ķes mais profundas e verdadeiras na vida, pois √© isso que vai fazer diferen√ßa nos momentos mais importantes e desafiadores.

Pense nas vezes em que teve que tomar grandes decis√Ķes ou nos momentos em que simplesmente n√£o sabia o que fazer. Quem voc√™ queria por perto? Algu√©m que pudesse ouvi-lo com aten√ß√£o ou algu√©m que estivesse ao seu lado para convenc√™-lo sobre suas ideias e convic√ß√Ķes?

No livro ‚ÄúComo fazer amigos e influenciar pessoas‚ÄĚ, Dale Carnegie fala sobre a import√Ęncia de saber ouvir. O autor, inclusive, d√° o exemplo de uma pessoa que, um belo dia, estava sentada na cozinha com seu filho, e que, ap√≥s uma breve conversa com ele sobre algo aparentemente sem muita import√Ęncia, ouviu da crian√ßa: ‚ÄúM√£e, eu sei que voc√™ me ama muito‚ÄĚ. A m√£e ficou muito tocada e respondeu: ‚ÄúMas √© claro que te amo muito. Voc√™ duvida?‚ÄĚ. O menino respondeu: ‚ÄúN√£o. Mas eu realmente sei que voc√™ me ama muito porque sempre que quero conversar com voc√™ sobre alguma coisa, voc√™ para o que est√° fazendo para me ouvir‚ÄĚ. E esta historinha t√£o simples diz tudo, percebeu?

Nosso desafio diário, além de toda exposição a que o mundo cada vez mais nos obriga, é também aprender a escutar e observar. Tanto a nós mesmos quanto aos outros. Porque é inegável que qualquer relação pode se tornar melhor quando estamos dispostos a ouvir verdadeiramente o outro lado, e isso inclui o nosso lado interno também. E lembre-se que ouvir o outro também significa respeitar os pontos de vista do outro, afinal, cada um de nós é um universo inteiro pronto para trocar conhecimentos e experiências. Ou, ao menos, deveria ser assim!

eBook gratuito recomendado: Educação Financeira no Ambiente de Trabalho

E se está difícil começar a ouvir mais, separei algumas dicas simples que podem ser inseridas em nosso dia a dia para tornar esta missão mais fácil. Fique à vontade para sugerir outras também!

  1. Separe alguns minutos por dia para simplesmente aquietar a mente e ouvir o coração. Anote o que lhe vier a cabeça: coisas que agradaram no dia e coisas que incomodaram. O que você poderia fazer para ter um dia seguinte ainda melhor?
  2. Pense nas oportunidades que teve de ouvir com atenção quem é importante para você. Você conseguiu fazer isso ou estava de olho no celular o tempo todo? Da próxima vez, ponha no mudo antes de iniciar a conversa.
  3. Saber ouvir não significa que você tenha que deixar de ser seletivo e estar à disposição o dia inteiro para todo mundo. Saiba reconhecer o que e quem realmente merece a sua atenção. E dê real atenção para quem merecer.
  4. No lugar de começar uma conversa retrucando e tentando impor o seu ponto de vista, faça o exercício de simplesmente ouvir por alguns minutos e só depois falar. Pode ser que você venha a entender mais claramente o lado do outro, o que fará total diferença no diálogo.

O Dinheirama √© o melhor portal de conte√ļdo para voc√™ que precisa aprender finan√ßas, mas nunca teve facilidade com os n√ļmeros.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informa√ß√£o e atesta a apura√ß√£o de todo o conte√ļdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que n√£o faz qualquer tipo de recomenda√ß√£o de investimento, n√£o se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.