Finclass Vitalício Topo Mobile
Home Política Pablo Marçal pode ser excluído do debate da Globo?

Pablo Marçal pode ser excluído do debate da Globo?

Partido PRTB, do candidato Pablo Marçal, não atinge uma regra do TSE que está sendo utilizada pela Globo em algumas capitais para o debate

por Gustavo Kahil
3 min leitura
Pablo Marçal

Uma regra do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), que permite que as redes de televisão convidem apenas os candidatos de partidos com representação no Congresso Nacional, que possuam pelo menos cinco parlamentares, está sendo usada pela TV Globo para os debates em capitais que acontecerão no próximo dia 3 de outubro. Em São Paulo, a utilização dela pode excluir o candidato Pablo Marçal, do PRTB, e Marina Helena, do Novo.

Finclass Vitalício Quadrado

O PRTB, de Marçal, e o Novo, de Marina Helena, não cumprem o requisito, mas os candidatos têm sido convidados para os debates mesmo assim – a exceção foi a Band, que optou por não convidar Marina para o primeiro debate desta campanha eleitoral.

No debate realizado hoje pela UOL/Folha, o apresentador José Luiz Datena (PSDB) e a economista Marina Helena (Novo) não foram convidados, mas a justificativa foi diferente. Datena e Marina Helena não foram chamados porque os organizadores estabeleceram como critério convidar apenas os três primeiros colocados na mais recente pesquisa Datafolha. Posteriormente, o número foi ampliado para os quatro primeiro colocados e Tabata foi incluída.

A legislação eleitoral deixa livre para os organizadores decidirem quem chamar em caso de debates transmitidos pela internet. Já emissoras de rádio e televisão são obrigadas a convidarem todos os candidatos cujos partidos tenham ao menos cinco parlamentares no Congresso Nacional. O convite aos demais candidatos é opcional.

Além de Pablo Marçal

Em alguns casos, conforme apurou o Dinheirama, este convite “opcional” não está sendo utilizado. Um caso é em Cuiabá, onde a utilização da regra sobre a representatividade no Congresso foi utilizada.

O mesmo foi anunciado para Porto Alegre, com a exclusão do candidato Felipe Camozzato, do Partido Novo. Ele está na quarta posição da corrida pela prefeitura gaúcha, com 4%. Camozzato vinha sendo chamado nos debates anteriores. Ele questionou, em suas redes, se a Globo não estaria “interferindo na eleição de Porto Alegre”.

Finclass Vitalício Quadrado

Já em Curitiba, contudo, oito candidatos irão ao debate, incluindo Roberto Requião, do Mobiliza, que não tem representatividade. Ele aparece em quarto em algumas pesquisas, com 8%.

A última pesquisa Datafolha mostra o atual prefeito Ricardo Nunes com 27% das intenções de voto, Guilherme Boulos, 25%, e Marçal, 21%. A deputada Tabata Amaral aparece numericamente em quarto com 9%. Datena tem 6% e Marina Helena, 2%.

A legislação eleitoral deixa livre para os organizadores decidirem quem chamar em caso de debates transmitidos pela internet. Já emissoras de rádio e televisão são obrigadas a convidarem todos os candidatos cujos partidos tenham ao menos cinco parlamentares no Congresso Nacional. O convite aos demais candidatos é opcional.

A TV Globo foi procurada pelo Dinheirama, mas não se pronunciou até o momento.

(Com Estadão Conteúdo)

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.