Finclass Vitalício Topo Desktop
Home Economia Pacheco diz que Senado aprovará decreto legislativo sobre calamidade no RS nesta 3ª

Pacheco diz que Senado aprovará decreto legislativo sobre calamidade no RS nesta 3ª

Em entrevista à GloboNews, Pacheco afirmou que o Congresso ainda votará uma alteração na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2024 na quinta-feira para liberar emendas parlamentares ao Rio Grande do Sul

por Reuters
3 min leitura
(Imagem: Reprodução/Pedro Gontijo/Senado Federal)

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), disse que a Casa votará nesta terça-feira o projeto de decreto legislativo que reconhece o estado de calamidade no Rio Grande do Sul, indicando que a medida deve ser aprovada.

Finclass Vitalício Quadrado

“Hoje no Senado nós votaremos o projeto de decreto legislativo aprovado ontem na Câmara dos Deputados“, disse Pacheco em entrevista à GloboNews.

“Evidentemente ele vai ser aprovado”, acrescentou.

Pacheco defendeu que a situação “atípica” do Rio Grande do Sul demanda soluções que sejam “atípicas e anormais”. O decreto legislativo abre caminho para o envio de recursos federais ao Estado sem que isso afete a meta fiscal do governo.

O Rio Grande do Sul tem sido atingido por chuvas intensas nos últimos dias, acumulando cerca de 90 mortes e 132 desaparecidos, de acordo com balanço da Defesa Civil gaúcha.

As chuvas provocaram cheias em rios em várias regiões do Estado, além da destruição de estradas e pontes. Afetaram ainda os serviços de fornecimento de água, energia elétrica e de serviços de telefonia para centenas de milhares de pessoas.

Finclass Vitalício Quadrado

Pacheco ainda afirmou que o Congresso votará uma alteração na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2024 na quinta-feira para liberar emendas parlamentares ao Rio Grande do Sul.

Ele também indicou que o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, deve apresentar nesta semana uma medida específica para a dívida do Rio Grande do Sul com a União e uma outra medida estrutural para a dívida dos demais Estados.

“(A dívida dos Estados) é um grande problema federativo… estamos fazendo essa discussão em favor dos Estados”, disse o senador.

Pacheco argumentou ser inviável exigir do Rio Grande do Sul a continuidade do pagamento das parcelas do regime de recuperação fiscal. Ele disse que acredita que o Executivo dará algum alívio ao Estado.

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.