Home EconomiaBrasil Pacote fiscal será debatido na terça com a Casa Civil, diz Fazenda

Pacote fiscal será debatido na terça com a Casa Civil, diz Fazenda

A reunião de hoje, convocada em meio à expectativa do anúncio do pacote de contenção de gastos, terminou sem declaração à imprensa

por Redação Dinheirama
3 min leitura
Ministro da Fazenda, Fernando Haddad

A assessoria do Ministério da Fazenda informou nesta segunda, 4, que o quadro fiscal do País e as propostas em discussão pela equipe econômica foram apresentadas e compreendidas na reunião desta segunda-feira, 4, com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ministros.

Conforme a nota divulgada à imprensa, outros ministérios serão convocados amanhã, 5, pela Casa Civil para participar do debate, sem detalhar quais.

Veja todas as carteiras recomendadas para novembro

“O Ministério da Fazenda informa que na reunião desta segunda-feira (4), o quadro fiscal do País foi apresentado e compreendido, assim como as propostas em discussão. Nesta terça (5), outros ministérios serão chamados pela Casa Civil para que também possam opinar e contribuir no âmbito das mesmas informações”, diz a Fazenda em nota.

Assine a newsletter “O Melhor do Dinheirama”

A reunião de hoje, convocada em meio à expectativa do anúncio do pacote de contenção de gastos, terminou sem declaração à imprensa.

O encontro começou às 15h30 e terminou por volta das 18h45. Participaram, além de Lula, os ministros Fernando Haddad (Fazenda), Rui Costa (Casa Civil), Simone Tebet (Planejamento), Esther Dweck (Gestão), Nísia Trindade (Saúde), Luiz Marinho (Trabalho) e Camilo Santana (Educação). Também estiveram no encontro o secretário-executivo da Fazenda, Dario Durigan; o secretário de Política Econômica, Guilherme Mello; e a secretária-executiva da Casa Civil, Miriam Belchior.

Viagem cancelada

A recente decisão do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, de cancelar sua viagem à Europa destaca a urgência e gravidade da situação fiscal no Brasil, além de refletir a pressão que o governo enfrenta para lidar com os desafios econômicos e a disparada do dólar (USDBRL), que encostrou em R$ 5,90. Economistas veem uma “crise de confiança” similar à vista antes do impeachment de Dilma Rousseff.

O cancelamento, solicitado pelo presidente Lula, ocorre em um momento em que o mercado aguarda ansiosamente as medidas de ajuste fiscal prometidas após as eleições municipais. Uma reunião foi marcada entre Haddad, Lula e outros ministros, para hoje às 9h.

A decisão de Haddad foi interpretada por analistas de mercado como um sinal positivo, indicando que o governo reconhece a necessidade urgente de medidas para conter o descontrole fiscal.

(Com Estadão Conteúdo)

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.