Home Comprar ou Vender Pague Menos: resultados do 3º trimestre revelam desafios, diz Ágora

Pague Menos: resultados do 3º trimestre revelam desafios, diz Ágora

Os números operacionais da empresa continuam fracos, com números negativos, mas estão amplamente em linha com as expectativas

por Redação Dinheirama
0 comentário

A Pague Menos (PGMN3) divulgou seus resultados do terceiro trimestre de 2023, que, conforme a Ágora Investimentos, ainda apresentam desafios significativos.

Os números operacionais da empresa continuam fracos, com números negativos, mas estão amplamente em linha com as expectativas.

De acordo com Marcio Osako e José Ricardo Roslen, analistas da Ágora Investimentos, “os números operacionais foram medianos, principalmente devido a uma provável queda na sua margem EBITDA orgânica de quase 0,40 pp no ano, excluindo o ganho do ajuste do Valor Presente (PV) que atingiu o resultado financeiro consolidado em 0,6 pp.”

Desempenho da Extrafarma e margem EBITDA

A receita da Extrafarma permaneceu praticamente estável no trimestre, embora sua margem EBITDA tenha caído 0,7 pp, para 1,8%. Isso se deveu a ganhos sazonalmente mais baixos de aumento de preços.

A relação Dívida Líquida/EBITDA (já incluindo a dívida da Extrafarma) caiu de 4,0x no 2T23 para 2,8x, devido ao aumento de capital de R$ 332 milhões e ao fluxo de caixa positivo.

Visão da Ágora Investimentos

A Ágora Investimentos mantém sua recomendação apenas Neutra para PGMN3, destacando três principais razões. Em primeiro lugar, eles apontam “potencial de valorização limitado”. Em segundo lugar, a alta alavancagem da empresa deve limitar a expansão de lojas em 2024. Por fim, existem riscos de execução relacionados à expansão da margem EBITDA, projetada para atingir 5,4% em 2026, comparada a 4,2% em 2023.

Segundo os analistas Marcio Osako e José Ricardo Rosalen, “PGMN3 está sendo negociada a 16x o múltiplo P/L para 2024.”

Nessa análise, a Ágora Investimentos destaca a complexidade dos desafios que a Pague Menos enfrenta e mantém uma visão neutra sobre a empresa, devido a diversas incertezas e limitações em seu desempenho.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.