Há alguns dias eu estava conversando com um amigo que está começando a dar atenção para o assunto da educação financeira.

Ele já disse ter uma boa noção dos cuidados a serem tomados com o dinheiro, e que já tinha um viés poupador. Só que desconhecia muita coisa sobre as finanças técnicas, e não estava atento às armadilhas comportamentais.

A realidade desse amigo só confirma algo que ainda acontece com muita gente: o desinteresse sobre a educação de modo geral, o que afeta também a educação financeira.

Eu compreendo essa realidade, pois eu mesmo fiz parte dela por muito tempo. Só que uma vez recebido o alerta, feita a reflexão, é hora e começar a agir.

Ebook gratuito recomendado: Ter uma Vida Rica Só Depende de Você

Não seja negligente com o seu dinheiro

Muitas vezes a negligência com o seu dinheiro não vai te deixar pobre materialmente. Só que você terminará se esforçando muito mais do que o necessário para gerar renda e manter o padrão de vida desejado.

Por outro lado, investindo, você estará colocando o seu dinheiro para trabalhar para você.

O ponto mais difícil para as pessoas é começar a buscar informações sobre o assunto. É curioso ver os e-mails de alguns leitores do Dinheirama que perguntam coisas como “quero começar a investir em títulos públicos, mas não sei como fazer”.

Temos diversos textos escritos sobre este (e vários outros assuntos). Estão lá, disponíveis para serem lidos. É grátis, do jeito que o brasileiro gosta! Basta colocar a palavra-chave ou frase entre aspas no campo de busca no canto superior direito do site e pronto!

Também temos um ebook bem completo (clique aqui) e um webcurso de curta duração (clique aqui), falando muita coisa sobre os títulos públicos.

Preguiça de pesquisar e estudar custa caro

Infelizmente temos ainda uma cultura preguiçosa, que demanda tudo “mastigado”, prontinho para ser usado, e sem ter que pagar nada. Aliás, somos lentos em “pagar” (prefiro a palavra “investir”, nesse caso) para adquirir conhecimentos sobre finanças pessoais.

Mas só pagar também não resolve. Tem que aplicar o conhecimento. Por isso tanta gente reclama de comprar conteúdos (presenciais ou pela internet), achando que jogou dinheiro fora.

Tem que colocar em prática! Essa atitude poderá inclusive (e em alguns casos rapidamente) fazer você reaver o preço pago, através dos lucros nos investimentos que aprendeu, ou simplesmente com a economia gerada através da adoção de um estilo de vida financeira mais controlado.

Mais uma oportunidade (gratuita) para você

Algumas semanas antes de escrever este texto, fui convidado para participar de um evento no Campus São Paulo (espaço de coworking do Google), organizado pelo amigo Mateus Lana e equipe.

A ideia era montar um evento de cerca de 2 horas, com o objetivo de conduzir os participantes, desde o estágio inicial de contato com a educação financeira, até o que há de mais moderno em tecnologias para se investir.

Um evento ousado, que foi batizado de “Os Primeiros Passos para ser um Investidor”. Em minha opinião, o evento foi muito além. Tivemos a exposição de assuntos interessantes e bem avançados, embora fáceis de serem utilizados pelo investidor iniciante.

Isso graças à automatização dos investimentos, algo muito útil para aqueles que não dispõem de muito tempo para gerenciar o dinheiro investido.

O evento contou com a participação destes ilustres (e experientes) profissionais:

  • Mateus Lana (da SmarttBot);
  • Roberto Indech (da Rico.com.vc);
  • Leandro Martins (da Rico.com.vc);
  • Felipe Sotto-Maior (da Vérios Investimentos);

Eu fiz a palestra inicial sobre a importância da educação financeira para que o indivíduo se torne um investidor recorrente, e essa turma aí deu um show de informações sobre investimentos e tecnologia aplicada a este mercado.

Agora você terá a oportunidade de assistir a todo o evento, gratuitamente:

Clique aqui para ver o vídeo

Se você gostou, compartilhe com seus familiares e amigos, principalmente aqueles que você julgue estarem precisando aprender mais sobre finanças pessoais.

O conhecimento é a chave para uma vida mais próspera, em todos os aspectos. É o melhor dos investimentos, e algo que nunca poderá ser roubado de você. Um grande abraço, e até a próxima!

Giovanni Coutinho
Aviso: Os textos assinados e publicados no Dinheirama.com não representam necessariamente a opinião editorial do Blog. Asseguramos a qualquer pessoa, empresa ou associação que se sentir atacada o direito de utilizar o mesmo espaço para sua defesa. Também ressaltamos que toda e qualquer informação ou análise contida neste blog não se constitui em solicitação ou oferta de seu autores para compra ou venda de quaisquer títulos ou ativos financeiros, para realização de operações nos mercados de valores mobiliários, ou para a aplicação em quaisquer outros instrumentos e produtos financeiros. Através das informações, dos materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog, os autores não estão prestando recomendações quanto à sua rentabilidade, liquidez, adequação ou risco. As informações, os materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog têm propósito exclusivamente informativo, não consistindo em recomendações financeiras, legais, fiscais, contábeis ou de qualquer outra natureza.

Comentários