Home Finanças Pessoais Pare com esse papo derrotista e faça a diferença hoje

Pare com esse papo derrotista e faça a diferença hoje

por Renato De Vuono
3 min leitura
Pare com esse papo derrotista e faça a diferença hoje

Feliz 2017 amigo leitor! Como eu tenho falado, o “ano novo” é só o dia depois de 31 de dezembro, nada mais. É um fechamento de ciclo emocional, que friamente não se traduz em algo real, palpável.

Agora, não subestime a força dos “ciclos emocionais”, mas, não fique sentado achando que isso vai resolver algo em sua vida.

Não ganhou na Mega Sena da Virada, pobre de você!

Levante essa cabeça e pare de sentir-se a maior vítima do mundo porque não ganhou na loteria. Você e outras milhões de pessoas não ganharam. Aliás, é mais fácil ser atingido por um raio duas vezes, do que ganhar esse prêmio.

Aliás, não tem nada pior do que pessoas cujos sonhos estão sempre atrelados a fatores como “o dia que eu ganhar na mega sena“, que simplesmente, estão fora de nosso controle e beiram o impossível. Eu fujo de gente assim.

Para mim esse é o típico papo derrotista de quem não quer assumir a responsabilidade por sua vida.

Não amigo, ficar fazendo planos sobre o que faria com os 200 milhões da loteria não é ser otimista, é gostar de se enganar e ter uma “ótima desculpa” para não conseguir as coisas, afinal, coitado de você que não ganhou o prêmio.

Quantas pessoas você conhece que adotam essa mesma postura derrotista com “cara de otimista”? E quando o óbvio acontece e o milagre não vem, tem toneladas de argumentos e reclamações para apontar o dedo em alguma direção a fim de creditar a alguém o seu próprio fracasso? Não seja uma delas!

Ebook gratuito recomendado: Do Endividamento ao Investimento

Faça a diferença

Você, e só você pode fazer a diferença em sua vida. Eu me lembro de cada amigo que passou em minha vida que adotavam esse tipo de comportamento: “o dia que eu ganhar na loteria“, “sonhe menos que quem sabe a vida te dá“, “você (Renato) sonha alto demais“. Veja só: estou melhor que 100% deles. Suas próprias crenças limitaram o seu crescimento.

O que eles não perceberam é que, a única coisa que podia fazer a diferença, eram eles mesmos. Uma simples flexibilização dessas crenças limitantes poderia fazer um bem danado. Porém, é muito mais fácil se vitimizar e esperar o prêmio da Mega que não vem.

Que tal parar de planejar o que vai fazer com os “milhões da Mega” e começar a planejar sua vida? Planeje suas finanças, sua carreira, seus sonhos! Estabeleça metas, prazos, métricas, e faça acontecer.

Sua família quer muito conhecer a Disney? Comece pelo básico: descubra quanto custa exatamente e como você fará para chegar lá.

Não vai ser rápido, não vai ser fácil e vai doer um bocado! Mas se começar agora, nesse exato momento, mais rápido vai alcançar seus sonhos. Aproveite então o “primeiro dia útil” do ano e bote pra f.!

Leitura recomendada: 5 atitudes das pessoas bem-sucedidas que você deve praticar

Coragem!

Vou repetir: vai ser demorado e doloroso! Mas, se for corajoso e disciplinado, quando menos esperar, os resultados virão e será muito, mas muito bom.

Meu parceiro Caio Blumer, em nosso vídeo de ano novo do Café com Finanças, falou que a palavra para 2017 é coragem. E estou com ele: quer mudar qualquer aspecto de sua vida? Seja corajoso, enfrente e em frente!

Não se engane amigo, por tudo que é mais importante para você, não se engane; isso é o pior que pode fazer a si mesmo! Nada vai cair do céu, nenhum parente rico vai te nomear herdeiro, e cada dia que passa, é um dia a menos.

Não se engane: o relógio da vida é uma contagem regressiva para o fim. Não se engane: conquistadores são corajosos e, se a contagem é regressiva de qualquer maneira, vai ficar esperando o quê?

Você não está ficando mais novo, então mexa-se! Lembre-se: “o não” já vem no pacote, então arrisque-se. Falhar é item de série, mas vencer é opcional. A escolha é sua.

Canal de áudios recomendado: DinheiramaCast, o seu podcast de educação financeira

Arrisque-se e feliz vida nova!

Vou terminar o texto de forma diferente do que costumo fazer, sem “conclusão”. Hoje não é dia de “concluir nada”, é dia de começar, de arriscar e de se preparar para voar.

A conclusão acontecerá mais para frente, quando o primeiro passo de hoje levar à linha de chegada amanhã.

Por falar em linha de chegada, essa é outra ilusão; não há linha de chegada. A vida é dinâmica. Está em constante mutação. Até o dia de nossa morte, estaremos evoluindo, aprendendo e ensinando algo.

E o fim de nosso ciclo, é o início de outro. É como uma corrida de revezamento sem fim, portanto, corra o melhor que puder a sua parte.

Não busque conclusões, busque as melhores perguntas. Só idiotas são convictos, os sábios são eternos questionadores. A única certeza que há é que não há certeza alguma.

Comece já: arrisque, questione, lute e não desista. A vida que tanto quer está nas suas mãos e mais perto do que imagina.

Não deixe que ninguém apague sua chama, que te diga que é impossível ou que seu sonho é grande demais. Pessoas assim só projetam suas próprias frustrações nos outros para se sentirem melhores consigo mesmas.

Está em suas mãos e te desafio a começar hoje a viver os melhores dias de sua vida. E, ao fim de mais 100 textos esse ano, espero seu comentário nos contando como foi sua jornada, combinado?

Vida plena e próspera, valioso leitor. Um grande abraço e feliz vida nova!

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.