Home Empresas Pará suspende licenças de duas minas da Vale

Pará suspende licenças de duas minas da Vale

A suspensão da mina de Sossego em Canaã dos Carajás (PA) foi informada na noite da véspera, e a de Onça Puma, em Ourilândia do Norte (PA), na manhã desta quinta-feira

por Reuters
0 comentário
Vale (Imagem: REUTERS/Washington Alves/)

A mineradora Vale (VALE3) informou que a Secretaria do Meio Ambiente do Pará (Semas) suspendeu a licença de operação de suas minas Sossego, de cobre, e Onça Puma, de níquel, e que avalia medidas necessárias para reestabelecer a autorização.

A suspensão da mina de Sossego em Canaã dos Carajás (PA) foi informada na noite da véspera, e a de Onça Puma, em Ourilândia do Norte (PA), na manhã desta quinta-feira.

Em ambas as notas enviadas pela Vale ao mercado, a companhia reforçou o cumprimento de condicionantes e controles socioambientais de suas atividades conforme a legislação.

A companhia não respondeu imediatamente nesta quinta-feira se as operações em ambas as minas já foram paralisadas.

A Semas informou na véspera que a suspensão do licenciamento ambiental de Sossego ocorreu por descumprimento de condicionantes ambientais, conforme previsto em lei, e que será mantida até que avalie o cumprimento de tais exigências estabelecidas no licenciamento e que as medidas de controle de adequação sejam atendidas.

“A Semas aguarda o ajustamento das medidas de controle das atividades (de Sossego), com foco na diminuição dos danos ambientais e ajustamento das medidas de controle de adequação da atividade”, disse a secretaria.

Já sobre Onça Puma, a Semas não respondeu imediatamente a pedidos de explicações nesta quinta-feira.

A mina de Sossego produziu 66.800 toneladas de cobre em 2023, configurando a sua segunda maior mina de cobre da Vale em termos de produção, atrás apenas de Salobo, também localizada no Pará, segundo dados do relatório de produção trimestral da empresa publicado no mês passado.

O relatório da Vale não apresenta dados individuais de produção em Onça Puma, apenas informou que a produção de níquel na mina diminuiu caiu 5,2 mil toneladas no quarto trimestre ante o anterior, “uma vez que as operações estão suspensas para a reforma do forno”, com conclusão prevista para o primeiro trimestre deste ano.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.