Finclass Vitalício Topo Desktop
Home Economia Parceria ensina empresários a exportar

Parceria ensina empresários a exportar

A principal proposta é fazer com que empresas que nunca exportaram consigam visualizar o processo como um todo e tenham acesso às ferramentas necessárias

por Agência Gov
3 min leitura
Porto, Exportações

A Plataforma Brasil Exportação lançou a Megatrilha Digital da Exportação, um guia prático da jornada exportadora, de forma digital e gratuita. A solução ajuda empresas que nunca exportaram, por meio de seis passos essenciais.

Finclass Vitalício Quadrado

A Megatrilha Digital da Exportação é uma iniciativa conjunta da Agência Brasileira de Promoção a Exportação e Investimentos (ApexBrasil), Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Ministério das Relações Exteriores (MRE), Confederação Nacional das Indústrias (CNI) e Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

Juarez Leal, do Núcleo de Plataformas Digitais da ApexBrasil, destaca a importância da solução, uma iniciativa pioneira para o comércio exterior brasileiro.

“Pela primeira vez temos um guia que reúne as orientações e ferramentas necessárias para quem deseja exportar em um único lugar, divididas por etapas, que auxiliam o empresário desde a classificação de seu produto no mercado externo, até o direcionamento para o fechar negócios com compradores internacionais”, disse.

Cada etapa reúne soluções recomendadas, além de vídeos com dicas e orientações de especialistas.

A principal proposta é fazer com que empresas que nunca exportaram consigam visualizar o processo como um todo e tenham acesso às ferramentas necessárias, podendo se preparar através dos serviços disponíveis na Plataforma Brasil Exportação.

Para Ivan Tonet, Gerente da Unidade de Acessos a Mercados do Sebrae, “Para os pequenos negócios que tem interesse na exportação, a Megatrilha é uma excelente oportunidade onde eles poderão entender os processos, se organizarem e com isso conseguir tomar melhores decisões sobre como chegar no mercado externo”.

Finclass Vitalício Quadrado

Para facilitar ainda mais o começo da jornada exportadora, o empresário pode salvar o seu progresso no sistema e gerar um extrato com as informações preenchidas sobre o produto que será exportado, mercado-alvo e as soluções indicadas para o seu caso em específico.

Renata Thompson, coordenadora de promoção das exportações no MDIC, reforçou também os benefícios e oportunidades da exportação, como o aumento da produtividade, melhoria da qualidade dos produtos, diversificação da base de clientes, isenção da carga tributária dos produtos exportados e fortalecimento da marca.

Os seis passos essenciais da exportação

Classificação do produto: o primeiro passo é identificar corretamente o seu produto no comércio internacional, de acordo com o Sistema Harmonizado (SH) e Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM). Para apoiar a empresa, a trilha disponibiliza soluções da ApexBrasil e do MDIC.

Inteligência comercial: o segundo passo traz soluções que ajudam a empresa a identificar o mercado-alvo ideal, casando as características do seu produto de acordo com a demanda global, através de serviços da ApexBrasil, CNI e MDIC.

Adaptação do produto: o terceiro passo aborda a necessidade de adaptação para o mercado selecionado, tendo em vista a cultura local, idioma, regulamentos e outros aspectos essenciais para ganhar o público-alvo. Este passo conta com soluções da CNI, ApexBrasil e Sebrae.

Formação de preço: a quarta etapa fala sobre a formação de preço na exportação, algo fundamental para tornar o processo de exportação algo rentável e, ao mesmo tempo, manter a empresa competitiva no mercado. Esta etapa conta com soluções da ApexBrasil, CNI e CNA.

Marketing internacional: o quinto passo aborda a influência do marketing internacional e da escolha dos canais de comunicação corretos, para divulgar os atributos e valores da marca e produto. A etapa traz cursos da ApexBrasil, CNA e Sebrae.

Promoção comercial: nesta etapa, a empresa pode avaliar se irá exportar seus produtos de forma direta, através de rodadas de negócios, eventos, e-commerce, ou então, de forma indireta, via trading companies ou empresas comerciais exportadoras (ECEs), com o auxílio de ferramentas da ApexBrasil, CNA e do Conselho Brasileiro das Empresas Comerciais Importadoras e Exportadoras (CECIEx).

Por fim, a Megatrilha direciona o empresário para o Calendário Brasileiro de Promoção Comercial, que elenca os principais eventos internacionais apoiados por estas entidades de Comércio Exterior. 

O Calendário também está disponível na Plataforma Brasil Exportação e pode ser acessado de forma gratuita .

Plataforma Brasil Exportação

Operada pela ApexBrasil , consiste em uma comunidade digital que reúne todos os serviços de apoio ao comércio exterior em apenas um lugar.

Fruto da cooperação entre os governos brasileiro e britânico, a plataforma foi idealizada pelo MDIC e tem como parceiros o MRE, o Sebrae, a CNI e a CNA.

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.