Home Economia e PolĂ­tica Participantes do Congresso da UNE fazem ato no BC pela queda na Selic

Participantes do Congresso da UNE fazem ato no BC pela queda na Selic

Participantes do 59Âș Congresso da UNE promovem ato pĂșblico denominado Menos Juros, Mais Educação

por AgĂȘncia Brasil
3 min leitura

Milhares de participantes do 59ÂȘ Congresso Nacional da UniĂŁo Nacional dos Estudantes (UNE) protestaram, nesta sexta-feira (14), em frente ao prĂ©dio do Banco Central (BC), em BrasĂ­lia, pedindo a queda da taxa bĂĄsica de juros, a Selic.

No dia 21 de junho, o ComitĂȘ de PolĂ­tica MonetĂĄria (Copom) do BC manteve a taxa Selic em 13,75% ao ano, sob a justificativa de que â€œĂ© compatĂ­vel com a estratĂ©gia de convergĂȘncia da inflação para o redor da meta ao longo do horizonte relevante”.

A taxa estå nesse nível desde agosto de 2022, e é a maior desde janeiro de 2017. A UNE tem sido uma das entidades com atuação nacional mais crítica à política de juros do BC e tem participado de forma recorrente de atos pela queda na taxa. Os juros causam impacto no valor das mensalidades e em programas como Prouni e o Fies, que concedem bolsa e financiamento para acesso ao ensino superior.

Na noite desta quinta-feira (13), o presidente Luiz InĂĄcio Lula da Silva participou de um ato no congresso da UNE. Na ocasiĂŁo, ele prometeu ampliar o nĂșmero de universidades e escolas tĂ©cnicas. A Ășltima vez em que um presidente da RepĂșblica compareceu ao evento foi em 2009, quando o prĂłprio Lula, durante seu segundo mandato, esteve no encontro estudantil.

O Congresso da UNE, ou Conune, como costuma ser chamado, Ă© considerado o maior encontro de estudantes da AmĂ©rica Latina e reĂșne cerca de 10 mil participantes atĂ© o prĂłximo domingo (16) na capital federal.

O Dinheirama Ă© o melhor portal de conteĂșdo para vocĂȘ que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os nĂșmeros.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteĂșdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que nĂŁo faz qualquer tipo de recomendação de investimento, nĂŁo se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com Ă© de propriedade do Grupo Primo.