Home Finanças PessoaisInvestimentos Apenas pensar grande não é garantia de bons resultados

Apenas pensar grande não é garantia de bons resultados

por Conrado Mazzoni
3 min leitura
Apenas pensar grande não é garantia de bons resultados

Passamos boa parte dos últimos meses certos de que a seleção brasileira de futebol tinha a obrigação de levantar a taça e ser a campeã do mundo. Mais do que uma aceitação sobre a condição técnica do time, as palavras funcionavam como um desejo ou motivação para que o time chegasse lá.

A ideia de pensar grande funciona como motivação infalível a um negócio que está nascendo, ou ainda engatinhando. Faz sentido para inspirar a tropa e azeitar o entrosamento de ideias, já que pensar diferente com a perspectiva de fracasso pode ter um efeito extremamente negativo.

Ok. Mas quando falamos de investimentos, há ressalvas com a estratégia megalomaníaca (e agora sabemos que no futebol também). O ideal é trabalhar com expectativas realistas.

Foi assim que o projeto Cartas da Iguatemi veio ao mundo. Ninguém aqui promete torná-lo rico da noite para o dia, ao contrário sabemos que há possibilidades de ganhos altos, mas não queremos transmitir projeções irreais.

Tudo depende de manter os pés no chão e ter a condição de aproveitar o que a economia e a educação financeira oferecem de melhor para quem se interessa e se prepara para o futuro.

Acima de tudo, estamos comprometidos em manter uma relação de longo prazo com quem acompanha nosso trabalho e está disposto a conhecer um caminho de bons resultados baseado em estudo e trabalho.

O projeto de construção de riqueza requer esforço e decisões corretas, colecionadas ao longo da estrada coerente do aprendizado.

“Ora, mas eu não quero qualquer retorno, estou procurando rendimentos de 50%… Ou até mais!”, talvez estaria pensando você. Se for o caso, eu lhe asseguro que você encontrará alguém prometendo tal tipo de retorno. Mas o mais provável é que você acabe perdendo dinheiro. Ou terá sorte se ficar no zero a zero.

Este é o resultado do só “Pensar Grande” em vez de traçar metas baseadas em estimativas confiáveis. Muita gente acaba sem visão clara do que deve acontecer, então não percebe onde e quando precisa programar ajustes.

A equipe de analistas da Empiricus, empresa afiliada do Cartas da Iguatemi, recomenda uma ação após uma investigação profunda dos fundamentos da empresa, ponderando cuidadosamente possibilidades e aleatoriedades. Essa é a forma de trabalhar sério para levar aos clientes informações concretas e de valor.

É por isso que recomendo aos membros do Cartas a leitura das publicações da Empiricus (clique aqui para conhecer). Serve para qualquer um interessado em se classificar, passar pela fase de grupos e chegar em condições de igualdade para disputar o título na etapa final.

A taça e bons resultados nos investimentos são consequência do esforço e decisões corretas. Não do grito. Até a próxima!

Nota: Esta coluna é mantida pela Empiricus, que contribui para que os leitores do Dinheirama possam ter acesso a conteúdo gratuito de qualidade.

Foto “Happy sailor”, Shutterstock.

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.