Finclass
Home Empresas Pequenos negócios geram 60% dos empregos em 2024

Pequenos negócios geram 60% dos empregos em 2024

Para o presidente do Sebrae, Décio Lima, os dados reforçam a importância dos pequenos negócios para a economia brasileira

por Agência Sebrae
3 min leitura
Os setores que lideraram a geração de empregos, entre as MPE, foram de Serviços, Comércio e Construção

Os pequenos negócios têm demonstrado cada vez mais a sua força e importância para a economia brasileira. No acumulado do primeiro semestre de 2024, as microempresas (MEI) e empresas de pequeno porte (EPP) foram responsáveis pela geração de seis em cada 10 novos empregos

Segundo levantamento feito pelo Sebrae, com base no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), entre janeiro e junho, o setor gerou mais de 777,2 mil novos postos de trabalho.

No geral, o Brasil soma 1,3 milhão de profissionais contratados neste ano.

Finclass

Somente em junho, das mais de 201,7 mil vagas criadas pelo país, os pequenos negócios foram responsáveis por 115,9 contratações (57,5%).

Neste mês, de acordo com o levantamento do Sebrae, os setores que lideraram a geração de empregos, entre as MPE, foram de Serviços (49.018 vagas), Comércio (27.443 empregos) e Construção (com 18.753).

Para o presidente do Sebrae, Décio Lima, os dados reforçam a importância dos pequenos negócios para a economia brasileira, que já são cerca de 95% das empresas abertas e são responsáveis por 30% do Produto Interno Bruto (PIB).

“Uma notícia maravilhosa para ser observada pelo povo brasileiro. Estamos vivendo o inusitado na economia brasileira: a geração de empregos no país, este ano, já praticamente duplica o acontecimento do ano passado. O Brasil voltou a ser do povo brasileiro”, assegura.

Isso revela a retomada da distribuição de renda no nosso pais, trazida pelo governo do presidente Lula e Geraldo Alckmin.
Décio Lima, presidente do Sebrae Nacional.

Para garantir mais possibilidades de crescimento do setor, Décio Lima lembra que a instituição tem atuado, junto ao governo federal, para ampliar o acesso das micro e pequenas empresas ao crédito por meio do programa Acredita.

Via Fundo de Aval para Micro e Pequena Empresa (Fampe), 29 instituições bancárias estão aptas a ofertar os recursos que foram possibilitados com o aporte de R$ 2 bilhões do Sebrae e que vão viabilizar R$ 30 bilhões em crédito nos próximos três anos.

Finclass

Dinheirama

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.