Olá leitores do Dinheirama! No artigo anterior, que foi o primeiro desta série sobre profissão trader, mencionei os 2 lados da vida de trader (clique aqui para ler).

Enfatizei bastante os perigos e armadilhas e quero continuar com os alertas, da mesma forma que faço diariamente em nosso programa ao vivo aqui na Rico.com.vc, o Ponto a Ponto.

Reforço aqui estes importantes assuntos:

  • Aprenda as técnicas para encontrar o seu setup;
  • Aprenda a controlar suas emoções;
  • Execute as tarefas operacionais de maneira correta.

Agora deixo mais algumas informações sobre cada um deles.

1. Parte técnica (metodologia)

Também chamado de setup, consiste em todo o método que será aprendido, testado e colocado em prática com base em padrões técnicos.

Disponibilizo para você esta aula introdutória sobre Análise Técnica, com 3 horas de duração. Com isso você já conseguirá compreender muitos pontos importantes para começar sua jornada:

Clique aqui para assistir à aula

2. Parte Psicológica (emocional)

Listo 10 erros emocionais de todo trader, inclusive também de quem investe em ações para médio e longo prazo. Essa lista virou um super bate-papo com o Navarro neste vídeo que já atinge quase 20 mil visualizações. Outro material imperdível:

Clique aqui para assistir o vídeo

3. Parte Operacional (execução)

Muitos acham que apertar o botão para comprar ou vender uma ação é simples. Mas na verdade é onde muitos erram. Separei 7 erros que muitos cometem no momento operacional, ao executar uma ordem na bolsa:

  1. Na hora de zerar (saída), você erra o lado e fica dobrado;
  2. Errar a direção da entrada (comprar em vez de vender ou o contrário);
  3. Errar a quantidade que você vai operar (era 1 mini, colocou 11 / trocar os campos quantidade e preço);
  4. Zerar (sair) apenas parcialmente da operação;
  5. Pular o stop sem você perceber;
  6. Trocar o ativo (ex. era para ser o win mas foi wdo, ou csan3 com csna3);
  7. Acionar por engano eventuais comandos (geralmente criança ou empregada ao usar o teclado).

Esses 7 erros irei detalhar melhor um a um, e explicar termo a termo, na continuação desta série.

No próximo artigo quero detalhar ainda mais a jornada do aprendizado do trader com ênfase no aprendizado técnico, psicológico e operacional, além de todos os aspectos complementares.

Convite especial

Adoraria conhecer você neste evento sensacional que a Rico.com.vc está preparando em parceria com a BM&F Bovespa. Clique aqui ou na imagem abaixo para você obter mais detalhes.

É uma oportunidade muito interessante de você (principalmente se for iniciante) conhecer o ambiente da bolsa, fazer networking de verdade, e aprender mais sobre este fascinante mercado:

Rico Day Traders

No mais, espero você para interagir conosco em nossa sala online do Ponto a Ponto, para colocarmos em prática todos esses conceitos, e em tempo real, acompanhando o pregão.

Basta abrir sua conta gratuitamente para participar conosco. Um forte abraço e até breve!

Nota: Esta coluna é mantida pela Rico.com.vc, que contribui para que os leitores do Dinheirama possam ter acesso a conteúdo gratuito de qualidade.

Leandro Martins
Aviso: Os textos assinados e publicados no Dinheirama.com não representam necessariamente a opinião editorial do Blog. Asseguramos a qualquer pessoa, empresa ou associação que se sentir atacada o direito de utilizar o mesmo espaço para sua defesa. Também ressaltamos que toda e qualquer informação ou análise contida neste blog não se constitui em solicitação ou oferta de seu autores para compra ou venda de quaisquer títulos ou ativos financeiros, para realização de operações nos mercados de valores mobiliários, ou para a aplicação em quaisquer outros instrumentos e produtos financeiros. Através das informações, dos materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog, os autores não estão prestando recomendações quanto à sua rentabilidade, liquidez, adequação ou risco. As informações, os materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog têm propósito exclusivamente informativo, não consistindo em recomendações financeiras, legais, fiscais, contábeis ou de qualquer outra natureza.

Comentários