Luiz comenta: “Navarro, esses dias estava numa roda de amigos e um deles soltou a frase clássica ‘queria ser rico, pois as coisas seriam mais fáceis para mim’. Outro amigo rebateu imediatamente dizendo: ‘cuidado com o que você quer e não se iluda, pois os ricos enfrentam problemas muito maiores do que os seus’. Fiquei refletindo sobre essa fala do meu colega e concluí que a maioria das pessoas não aguentaria as pressões pelas quais as pessoas ricas passam, e também não estariam dispostas a pagar o preço para chegar lá. Você concorda? Como lidou com isso até alcançar seu sucesso atual?

Problemas? Isso todo mundo tem (e sempre terá). Aliás, a provocação do leitor me fez viajar aqui nos meus pensamentos e lembrar da minha jornada empreendedora. Foram centenas de desafios, tentativas frustradas, longas jornadas de trabalho, noites mal dormidas e, principalmente, duras lutas com aquele que era um dos meus maiores oponentes: eu mesmo (com minhas incertezas e medos).

Sim, os ricos também têm problemas. Os problemas (prefiro chamá-los desafios) estão por todo lado, sempre exigindo mais e mais de cada um de nós. Aliás, acredito que a maneira como lidamos com estes desafios diz muito sobre nosso futuro, se seremos vitoriosos ou se abandonaremos tudo no meio do caminho.

Quem é maior, você ou os seus problemas?

Há muita gente por aí que tem a ilusão de que os ricos não têm problemas ou que usam o seu dinheiro para mantê-los bem distantes. Isso não passa de uma grande ilusão. Eu já falei e vou repetir: todas as pessoas enfrentam problemas na vida, sem exceção.

Normalmente categorizamos esses problemas em pequenos, médios e grandes, mas a verdade é que todos eles são iguais. O que muda é a nossa atitude diante deles e quanto estamos realmente dispostos a enfrentá-los.

Se você é uma pessoa centrada, de caráter forte e que estuda e pratica a inteligência emocional, provavelmente estará apto a lidar com quaisquer tipos de problemas que vida coloque no seu caminho.

Por exemplo, uma situação de desemprego. Enquanto para uns ela pode significar uma tragédia, desnorteando por completo a vida, para outros pode significar o grande momento de iniciar o seu próprio negócio.

Isso também explica em parte por que algumas pessoas que ganham uma grande soma de dinheiro (ganhadores de loterias, por exemplo) terminam sem nada, enquanto outros do nada conseguem gerar grandes fortunas.

Leitura recomendada: Inteligência emocional e prioridades: a combinação perfeita para resolver problemas financeiros

Os problemas não são grandes ou pequenos. A maneira como você os percebe é que faz a grande diferença. Se você for maior que os problemas, sempre terá condições de resolvê-los e seguir adiante, rumo aos seus objetivos de vida.

Qual é, então, o segredo para ser maior que os problemas?

Na verdade, não existe um segredo, mas um conjunto de hábitos e decisões. No entanto, cabe aqui mencionar um item que neste contexto vejo como o mais importante: o foco nas metas.

Nossas mentes normalmente conseguem focar apenas uma coisa principal de cada vez. Então, se você não estiver focando nas suas metas, fatalmente estará focando nos problemas que estão entre elas e você. Assim, ou você passa a reclamar dos seus problemas (mentalidade pobre) ou decide trabalhar para resolvê-los (mentalidade rica). Simples assim.

Leitura recomendada: Onde está seu Foco? No Problema ou na Solução?

As pessoas ricas e bem-sucedidas têm as suas mentes orientadas para resultados. Elas usam seu precioso tempo e energia para montar estratégias que as ajudem a encontrar as respostas para os desafios que enfrentam.

Ah, elas fazem isso de forma sistêmica e inteligente, ou seja, de maneira que elas não voltem a ter aquele mesmo problema novamente. Assim, elas vão se tornando cada vez mais fortes e seguras de si para vencer os obstáculos ao longo de suas jornadas.

Conclusão

Todas as vezes que você se deparar com um problema, pegue uma folha de papel e descreva-o em detalhes. Em seguida, liste pelo menos 7 maneiras possíveis para resolvê-lo ou para melhorar/contornar a situação (caso o problema esteja fora do seu controle).

Este exercício simples vai ajudar você a tirar o foco do problema e canalizar sua energia para as possíveis soluções. Como bônus, você se sentirá mais corajoso e preparado para vencer os obstáculos da vida. Experimente, esse simples passo é bastante poderoso. Sucesso e até breve!

Foto “courage of businessman”, Shutterstock.

Conrado Navarro
Aviso: Os textos assinados e publicados no Dinheirama.com não representam necessariamente a opinião editorial do Blog. Asseguramos a qualquer pessoa, empresa ou associação que se sentir atacada o direito de utilizar o mesmo espaço para sua defesa. Também ressaltamos que toda e qualquer informação ou análise contida neste blog não se constitui em solicitação ou oferta de seu autores para compra ou venda de quaisquer títulos ou ativos financeiros, para realização de operações nos mercados de valores mobiliários, ou para a aplicação em quaisquer outros instrumentos e produtos financeiros. Através das informações, dos materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog, os autores não estão prestando recomendações quanto à sua rentabilidade, liquidez, adequação ou risco. As informações, os materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog têm propósito exclusivamente informativo, não consistindo em recomendações financeiras, legais, fiscais, contábeis ou de qualquer outra natureza.

Comentários