A Petrobras (PETR4) informou nesta quarta-feira que o conselho de administração aprovou atuação da companhia em São Tomé e Príncipe, em movimento que marca a retomada da atuação exploratória da estatal no continente africano.
O acordo foi feito por meio de processo competitivo conduzido pela Shell, disse a Petrobras, acrescentando que a transação está inserida no escopo de um memorando de entendimentos assinado entre as duas empresas.
A Petrobras adquiriu 45% de participação nos blocos 10 e 13 e 25% de participação no bloco 11.
Os consórcios terão as seguintes composições: Bloco 10 terá Shell como operadora (40%), Petrobras (45%) e ANP-STP (15%); Bloco 11 será composto por Shell como operadora (40%), Petrobras (25%), Galp (20%) e ANP-STP (15%); Bloco 13 será formado por Shell, operadora com 40%, Petrobras (45%) e ANP-STP (15%).
“A operação marcará a retomada da atuação exploratória no continente africano com o propósito de diversificação de portfólio e está alinhada à estratégia de longo prazo da companhia”, disse a Petrobras.
Segundo a empresa, o objetivo é recomposição das reservas de petróleo e gás, por meio de exploração de novas fronteiras e atuação em parceria.
O valor da aquisição não foi divulgado.