A Petrobras (PETR4) informou nesta quarta-feira que fechou acordos não vinculantes de cooperação no setor energético com empresas chinesas, conforme comunicado ao mercado.
A partir de memorandos de entendimento (MoU), a petroleira brasileira disse que busca a colaboração com as contrapartes chinesas CNOOC e Sinopec em segmentos como exploração e produção, refino, dentre outros.
Também anunciou cooperação estratégica com a China Energy International para identificar potenciais oportunidades de negócio no Brasil relacionadas a geração de energia renovável e produção de hidrogênio e amônia sustentáveis.
A Petrobras ainda fechou acordo com a Citic Construction para discussões sobre possíveis oportunidades de negócios e projetos conjuntos, inclusive a formação de joint ventures para investimentos no Brasil e no exterior, segundo comunicado.
“Somente após a conclusão das análises técnicas necessárias, potenciais projetos advindos dos acordos assinados terão estimativas oficiais de custo, prazo e retorno, a fim de que sejam futuramente apreciados pelas instâncias de aprovação interna”, disse a empresa em nota.
Os acordos estão alinhados ao planejamento estratégico 2024-28 da Petrobras, adicionou a companhia.