Home Empresas Petrobras aprova reativação de fábrica de fertilizantes no Paraná

Petrobras aprova reativação de fábrica de fertilizantes no Paraná

O investimento na produção de fertilizantes voltou a fazer parte do portfólio da Petrobras a partir do ano passado

por Gustavo Kahil
0 comentário
Fábrica de fertilizantes Araucária Nitrogenados S/A – ANSA, subsidiária integral da Petrobras

A Petrobras (PETR3; PETR4) aprovou nesta quarta-feira (17) as medidas iniciais para a revitalização e futura retomada das operações da fábrica de fertilizantes Araucária Nitrogenados (ANSA), subsidiária integral da companhia. A planta, localizada no Paraná, está hibernada desde 2020.

Situada ao lado da Refinaria Presidente Getúlio Vargas (REPAR), a ANSA possui capacidade de produção de 720 mil toneladas/ano de ureia e 475 mil toneladas/ano de amônia, além de 450 mil m³/ano do Agente Redutor Líquido Automotivo (ARLA 32).

“Diante da revisão das diretrizes estratégicas da companhia aprovadas no ano passado, o investimento na produção de fertilizantes voltou a fazer parte do portfólio da Petrobras. Na primeira fase desta reentrada no setor, a estratégia tem sido reconfigurar e consolidar operações viáveis em ativos que já pertencem à companhia”, disse a empresa.

Acordos trabalhistas

A Petrobras também aprovou a negociação com ex-empregados, e junto ao Tribunal Superior do Trabalho (TST), dos termos da contratação e o início dos trâmites para contratação de serviços de manutenção e materiais críticos relativos à retomada da planta industrial.

A Diretoria de Processos Industriais também já iniciou os estudos para reativar a unidade de produção de ARLA 32 e o trading de fertilizantes nitrogenados, ureia pecuária e industrial, com vistas a voltar ao mercado e se antecipar ao início da produção.

Reabertura

A reabertura da fábrica está prevista no plano estratégico da companhia para o período 2024-2028 e no Plano Nacional de Fertilizantes.

“Não conseguimos entender a demora em retomar a unidade. O Brasil é um grande produtor agrícola, precisa diminuir a dependência sobre a importação de fertilizantes nitrogenados”, disse o coordenador-geral da FUP, Deyvid Bacelar, em um comunicado divulgado nesta semana.

“Mais do que ser importante para a economia, com geração de emprego e renda da região, a reabertura da Fafen-PR tem relação com a segurança alimentar da população”, adicionou.

Veja o comunicado

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.