Home Empresas Petrobras arremata 29 blocos na Bacia de Pelotas e Chevron leva 15

Petrobras arremata 29 blocos na Bacia de Pelotas e Chevron leva 15

Do total, a Petrobras arrematou 29 blocos nessa bacia

por Reuters
3 min leitura

Consórcios liderados pela Petrobras (PETR4) e a Chevron (CVX; CHVX34)) sozinha arremataram 44 dos 165 blocos exploratórios de petróleo e gás ofertados na Bacia de Pelotas, uma nova fronteira exploratória, em leilão de concessão realizado pela reguladora ANP nesta quarta-feira.

Com o resultado, o governo arrematou um b√īnus de assinatura total na Bacia de Pelotas de 298,74 milh√Ķes de reais.

Do total, a Petrobras arrematou 29 blocos nessa bacia, todos como operadora e tendo a Shell como parceira. Em três deles, a Cnooc também integrou o consórcio. Os demais 15 blocos foram arrematados pela Chevron 100% sozinha.

“Conseguimos uma estrat√©gia muito bem sucedida… Entramos numa √°rea de fronteira com pouca probabilidade de ter problema ambiental e tudo, mas muito prol√≠fica”, disse o CEO da Petrobras, Jean Paul Prates.

“Nos 29 blocos que n√≥s bidamos, conseguimos ganhar e com parceiros muito proficientes e que conhecem √°guas profundas.”

Prates disse ainda que a companhia tem como estratégia utilizar o mar para transição energética, usando o capital resultado da exploração marítima de petróleo e gás.

Com a participa√ß√£o no leil√£o, a Petrobras elevou sua √°rea explorat√≥ria, de 30 mil quil√īmetros quadrados atualmente para 50 mil. “Estamos repondo perspectivas de novas reservas”, frisou.

Também no leilão, o presidente da Shell no Brasil, Cristiano Pinto da Costa, ressaltou que os blocos arrematados sob a liderança da Petrobras são um sinal do interesse da companhia em crescer no país, onde já tinha 39 contratos de exploração e produção de petróleo.

“O Brasil √© e continua sendo um pa√≠s super importante para a companhia, n√£o s√≥ na √°rea de explora√ß√£o e produ√ß√£o”, disse Costa, citando a parceria que tem ainda com a Cosan , na opera√ß√£o da joint venture Ra√≠zen.

J√° a Bacia de Santos teve quatro blocos arrematados, de 27 ofertados, com b√īnus de assinatura somados de 107 milh√Ķes de reais. A Karoon arrematou dois blocos enquanto Cnooc e Equinor arremataram os outros dois tamb√©m sozinhas.

O leil√£o de concess√£o da ANP prev√™ a oferta nesta quarta-feira de mais de 600 blocos explorat√≥rios, nas bacias de Pelotas, Potiguar, Santos, Paran√°, Esp√≠rito Santo, Tucano, Amazonas, Rec√īncavo e Sergipe-Alagoas.

O Dinheirama √© o melhor portal de conte√ļdo para voc√™ que precisa aprender finan√ßas, mas nunca teve facilidade com os n√ļmeros.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informa√ß√£o e atesta a apura√ß√£o de todo o conte√ļdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que n√£o faz qualquer tipo de recomenda√ß√£o de investimento, n√£o se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.