A Petrobras (PETR3; PETR4) alcançou o impressionante marco de 1 milhão de acionistas individuais na B3 (B3SA3), um crescimento expressivo em comparação ao ano passado, quando a estatal contava com cerca de 860 mil investidores desse tipo.
O avanço representa um aumento de 170% no número de pessoas físicas que detêm ações da Petrobras nos últimos cinco anos, conforme destacou a coluna Capital do jornal O Globo.
Esse crescimento faz com que os investidores individuais já superem os institucionais brasileiros no capital social da Petrobras.
O movimento também reflete o aumento do número de brasileiros que passaram a investir na Bolsa, com o número de pessoas no segmento de renda variável crescendo para 5,1 milhões, ante 1,4 milhão antes da pandemia.
Além do aumento no número de investidores, a valorização das ações da Petrobras, que subiram mais de 10% nos últimos 12 meses, também foi fator decisivo para atrair novos investidores, segundo a publicação.
Petrobras no pré-sal
A estatal informou nesta semana que atingiu um novo recorde no processamento de petróleo do Pré-Sal em suas refinarias em agosto, alcançando 76% da carga, superando o recorde anterior de 73% registrado em junho de 2023.
De janeiro a agosto, o processamento de Pré-Sal também atingiu um recorde de 69%, ultrapassando os 66% do mesmo período no ano passado.
Em nota, o diretor de Processos Industriais e Produtos da Petrobras, William França, destacou que o petróleo do pré-sal permite produzir mais querosene de aviação e diesel por volume, graças ao seu alto rendimento de derivados médios.
Ele também mencionou a aplicação de tecnologias inovadoras e a otimização dos ativos, mantendo o compromisso com a segurança e o meio ambiente.
O petróleo do pré-sal, devido à sua alta parafinicidade e baixo teor de enxofre, contribui para a produção de diesel de qualidade superior e derivados de baixo teor de enxofre, como o diesel S-10 e o bunker, promovendo uma atividade de refino mais sustentável.