Finclass Vitalício Topo Desktop
Home Empresas Petrobras faz 1ª compra de créditos de carbono

Petrobras faz 1ª compra de créditos de carbono

"Queremos assegurar que os créditos utilizados gerem benefícios climáticos, sociais e ambientais para o país, de forma transparente e rastreável”, disse o executivo, em nota

por Reuters
3 min leitura
(Imagem: REUTERS/Sergio Moraes)

A Petrobras (PETR4) anunciou nesta terça-feira a compra de 175 mil créditos de carbono, em operação que marca a entrada da petroleira no mercado voluntário desses títulos.

Finclass Vitalício Quadrado

Os créditos serão gerados pelo projeto Envira Amazônia, em Feijó (AC), dedicado à preservação da floresta amazônica e ao desenvolvimento de ações em prol das comunidades da região. O valor pago na transação não foi divulgado.

O volume de créditos comprados equivale a 175 mil toneladas de gases de efeito estufa evitados e à preservação de uma área de 570 hectares da floresta amazônica, disse a Petrobras.

Em comunicado, a companhia destacou que seu plano estratégico 2023-27 prevê outras operações no mercado de carbono, com previsão de investimentos totais de até 120 milhões de dólares em aquisição de créditos até 2027.

Segundo o diretor de Transição Energética e Sustentabilidade da Petrobras, Maurício Tolmasquim, a prioridade será adquirir créditos de base natural, gerados no Brasil e de alta qualidade, que contribuam para a conservação e recuperação dos biomas brasileiros.

“Queremos assegurar que os créditos utilizados gerem benefícios climáticos, sociais e ambientais para o país, de forma transparente e rastreável”, disse o executivo, em nota.

Finclass Vitalício Quadrado

Com a compra de créditos de carbono, o propósito da Petrobras é complementar sua estratégia de descarbonização, que contempla várias frentes, como redução de emissões nas operações, projetos de energias renováveis, biorrefino e captura e armazenamento de carbono (CCS).

“Nós acreditamos no mercado de carbono como um importante instrumento no combate às mudanças climáticas e sabemos que o Brasil tem um imenso potencial para liderar esse segmento, justamente por ser um dos países com maior biodiversidade do mundo”, disse o CEO da Petrobras, Jean Paul Prates, em nota.

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.