A presidente-executiva da Petrobras (PETR3; PETR4), Magda Chambriard, indicou o economista Fernando Melgarejo como novo CFO da estatal, além de mais duas novas diretoras, informou a companhia em fato relevante nesta sexta-feira.
Melgarejo tem uma experiência de mais de 37 anos no conglomerado Banco do Brasil (BBAS3) e desde 2022 é diretor de Participações da Previ, o fundo de previdência dos funcionários do banco.
Melgarejo é ainda integrante do conselho de administração e do Comitê de Auditoria da Neoenergia (NEOE3), preside o Conselho de Administração do Grupo Litel e é conselheiro curador da Fundação Banco do Brasil.
A diretoria Financeira e de Relacionamento com Investidores estava vaga desde o mês passado, com a saída de Sergio Caetano, destituído após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ter decidido retirar Jean Paul Prates do comando da estatal.
Novas diretoras
Chambriard indicou ainda Renata Baruzzi para liderar a diretoria de Engenharia, Tecnologia e Inovação, e Sylvia dos Anjos como diretora de Exploração e Produção.
Elas substituirão os diretores Carlos José do Nascimento Travassos e Joelson Falcão Mendes, que permanecerão nas posições até a aprovação das novas diretoras pela governança corporativa da empresa.
Foram as primeiras mudanças realizadas por Chambriard na diretoria executiva da companhia após tomar posse no mês passado.
No documento ao mercado, a Petrobras afirmou ainda que “demais eventuais indicações serão comunicadas tempestivamente ao mercado”.
Trajetória
Sylvia dos Anjos é formada em Geologia pela Universidade Federal do do Rio de Janeiro (UFRJ), possui mestrado em Geologia pela University of Illinois at Urbana-Champaign e PhD pela mesma Universidade. Geóloga aposentada da Petrobras, possui mais de 42 anos de experiência na Área de E&P, tendo ocupado diversos cargos gerencias ao longo de sua carreira na Companhia, com especial destaque as funções de Gerente Geral da Exploração em geologia Aplicada e a de Gerente Geral de Tecnologias do Ativo de Libra. Atuou, ainda, no programa “Gás & Energia competitivo” preparando a Petrobras para o novo cenário competitivo do Gás Natural no Brasil. Membro e co-fundadora do Comitê de diversidade do IBP desde 2018. Foi presidente por 2 termos na Associação Brasileira de geólogos do Petróleo – ABGP e também vice-presidente da American Association of Petroleum Geologists – AAPG Latin America.
Renata Baruzzi é formada em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com especialização em Gestão Estratégica de Tecnologia pela COPPE/NCE e em Administração pelo IBMEC, além de diversos cursos de extensão no exterior com destaque para o Advaced Management Program (AMP) na Harvard Business School. Ingressou na Petrobras há 38 anos tendo atuado na Refinaria de Cubatão (RPBC), Refinaria de Paulínia (REPLAN) nos 8 primeiros anos da Companhia. Iniciou a carreira gerencial em 2001 no RH, posteriormente passou a atuar na Engenharia onde, por 12 anos, ocupou todos os níveis gerencias chegando à Gerente Executiva da ETM-CORP (Engenharia, Tecnologia e Materiais – Corportativo) em 2012. Tem experiência internacional, onde atuou como Corporate Manager na Petrobras América Inc (Houston, TX) de 2015 a 2019. Atualmente estava gerenciando a área de Gestão Integrada da Logística.
Veja o documento da Petrobras