Finclass Vitalício Topo Desktop
Home Empresas Petrobras irá “corrigir rota” para agradar Lula sobre reinjeção de gás

Petrobras irá “corrigir rota” para agradar Lula sobre reinjeção de gás

Lula fez na segunda-feira, 26, uma cobrança direta para a Petrobras, avisando que a empresa não pode "queimar gás"

por Redação Dinheirama
3 min leitura
Presidente da Petrobras Magda Chambriard

A presidente da Petrobras (PETR3PETR4), Magda Chambriard, comentou nesta quarta-feira que em alguns campos não será possível reduzir o nível de reinjeção do gás natural como quer o governo em função de barreiras na infraestrutura.

Finclass Vitalício Quadrado

Parte das plataformas da companhia foram desenhadas em governos passados sem possibilidade de exportação de gás para a costa. Ela disse que esse ponto está sendo revisto, como uma “correção de rotas” da empresa.

O governo quer reduzir a reinjeção do gás natural extraído durante a exploração do petróleo e aumentar o escoamento do produto para o mercado brasileiro. Na ponta, aumentar a oferta e reduzir preços. “Em alguns campos não será possível, em outros sim.

Com a Rota 3, por exemplo, vamos trazer gás para a costa e, por óbvio, vamos reduzir a reinjeção de gás.

E não vamos reduzir a reinjeção de gás tanto quanto queríamos por essa questão de infraestrutura”, declarou a presidente da companhia, em conversa com jornalistas.

Essa “correção de rota”, acrescentou Chambriard, será feita a partir de novas plataformas. “Nas que estão lá e estão sendo entregues não vai ser possível. Tanto é que o decreto diz que vamos fazer isso onde há viabilidade técnica”, mencionou. “A reinjeção é um assunto delicado, porque evita a possibilidade de comercialização de uma quantidade muito grande de recursos”, disse.

Lula fez na segunda-feira, 26, uma cobrança direta para a Petrobras, avisando que a empresa não pode “queimar gás”. O presidente defendeu ainda que o gás tem de ser “instrumento da cesta básica” e disse que a população não consegue pagar R$ 140 pelo botijão em alguns Estados.

Assine a newsletter “O Melhor do Dinheirama”

“Uma coisa que eu gostei demais do decreto foi endereçar algo que é muito caro para o mundo: nós não podemos ter um projeto de petróleo, com gás associado em alto mar, que não endereça a possibilidade de exportação de gás para a costa. Neste ponto o decreto está de parabéns”, avaliou a presidente da Petrobras.

Finclass Vitalício Quadrado

(Com Conteúdo Estadão)

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.