Home Empresas Petrobras: Jean Prates pede demissão e ações derretem 8% em NY

Petrobras: Jean Prates pede demissão e ações derretem 8% em NY

Lula pode indicar Magda Chambriard, ex-diretora-geral da ANP na época de Dilma Rousseff, como nova presidente-executiva da Petrobras

por Gustavo Kahil
0 comentário

O presidente da Petrobras (PETR3; PETR4; PBR; PBR.A), Jean Paul Prates, pediu demissão do cargo nesta terça-feira (14), um dia após a apresentação do balanço da estatal no primeiro trimestre de 2024.

Segundo o comunicado enviado pela companhia, ele solicitou uma reunião do Conselho de Administração para apreciar “o encerramento antecipado de seu mandato de forma negociada”.

Além disso, após a saída, ele pretende posteriormente apresentar sua renúncia ao cargo de membro do Conselho de Administração.

Em reação ao anúncio, as ações da Petrobras negociadas em Nova York (PBR) chegaram a recuar 8,3%, a US$ 15,30.

A Petrobras informou em fato relevante que recebeu nesta terça-feira de seu presidente-executivo, Jean Paul Prates, solicitação para que o conselho de administração da estatal se reúna para apreciar o encerramento antecipado de seu mandato como CEO.

Nova CEO

Mais cedo, o jornal O Globo noticiou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva nomearia Magda Chambriard, ex-diretora-geral da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) na época de Dilma Rousseff, como nova presidente-executiva da Petrobras.

As notícias vieram após o presidente da Petrobras ter ficado ameaçado de demissão em algumas oportunidades, na mais recente delas depois de um embate público com o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, sobre os dividendos extraordinários, cuja proposta de pagamento referendada em assembleia de acionistas acabou ficando como o sugerido pela diretoria comandada por Prates.

Prates também sofreu críticas e pressões públicas para que a Petrobras investisse mais em gás natural e acelerasse investimentos de interesse do governo, como o setor de fertilizantes e indústria naval.

Veja o comunicado da Petrobras

(Com Reuters)

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.