Home Empresas Petrobras “limpa a casa” com 20 demissões após saída de CEO

Petrobras “limpa a casa” com 20 demissões após saída de CEO

Segunda a Petrobras, o procedimento é "padrão", pois funcionários estavam diretamente vinculados ao mandato de Jean Paul Prates

por Gustavo Kahil
3 min leitura
Jean Paul Prates, ex-CEO da Petrobras deixa a empresa
Jean Paul Prates, ex-CEO da Petrobras deixa a empresa
Jean Paul Prates, ex-CEO da Petrobras deixa a empresa (Imagem: REUTERS/Pilar Olivares)

A Petrobras (PETR3; PETR4) informou nesta sexta-feira que foram destituídos 20 profissionais cujos contatos de trabalho estavam diretamente vinculados ao mandato do ex-presidente Jean Paul Prates, conforme procedimento padrão da companhia, após ser consultada pela Reuters.

O encerramento antecipado do mandato de Prates, que assumiu a posição no ano passado com o início do governo de Luiz Inácio Lula da Silva, foi aprovado pelo conselho na quarta-feira, quando Clarice Coppetti assumiu a posição interina.

Coppetti, diretora-executiva de Assuntos Corporativos da companhia, ficará no cargo de presidente interinamente até a eleição e posse da nova presidente. A ex-diretora-geral da reguladora ANP, Magda Chambriard, foi indicada governo para a posição.

A Petrobras também divulgou hoje que o atual Gerente Executivo de Finanças, Carlos Alberto Rechelo Neto foi nomeado para o cargo de Diretor Financeiro e de Relacionamento com Investidores, ocupado anteriormente por Sergio Caetano Leite, de forma interina até a eleição de novo Diretor pelo Conselho de Administração.

Magda Chambriard, ex-diretora geral da ANP, e indicada para CEO da Petrobras
Magda Chambriard, ex-diretora geral da ANP, e indicada para CEO da Petrobras (Imagem: Youtube/ ANP)

Nova CEO da Petrobras

Magda Chambriard é mestre em Engenharia Química pela COPPE/UFRJ (1989) e Engenheira Civil pela UFRJ (1979), e se especializou em engenharia de reservatórios e avaliação de formações e posteriormente em produção de petróleo e gás, na hoje denominada Universidade Petrobras.

Fez diversos cursos, além dos relativos à produção de óleo e gás, dentre os quais Desenvolvimento de Gestão em Engenharia de Produção, Negociação de Contratos de Exploração e Produção, Qualificação em Negociação na Indústria do Petróleo, Gerenciamento de Riscos, Contabilidade, Gestão, Liderança, desenvolvimento para Conselho de Administração. Iniciou sua carreira na Petrobras, em 1980, atuando sempre na área de produção, onde acumulou conhecimentos sobre todas as áreas em produção no Brasil.

Foi cedida à ANP, para assumir assessoria da diretoria de Exploração e Produção em 2002, quando atuava como consultora de negócios de E&P, na área de Novos Negócios de E&P da Petrobras. Na ANP, logo após assumir a assessoria, assumiu também as superintendências de exploração e a de definição de blocos, com vistas a rodadas de licitação. Foi responsável pela implantação do Plano Plurianual de Geologia e Geofísica da ANP, que resultou na coleta de dados essenciais para o sucesso das licitações em bacias sedimentares de novas fronteiras.

Assumiu a Diretoria da ANP em 2008 e a Diretoria Geral em 2012, tendo liderado a criação da Superintendência de Segurança e Meio Ambiente, Superintendência de Tecnologia da Informação, os trabalhos relativos aos estudos e elaboração dos contratos e editais, além dos estudos técnicos que culminaram na primeira licitação do pré-sal, além das licitações tradicionais sob regime de concessão.

Foi responsável pelas áreas de Auditoria, Corregedoria, Procuradoria, Promoção de Licitações, Abastecimento, Fiscalização da Distribuição e Revenda de Combustíveis, Recursos Humanos, Administrativa-Financeira, Relações Governamentais além das relativas à Exploração e Produção.

(Com Reuters)

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.