Finclass Vitalício Topo Desktop
Home Empresas Petrobras: Governo espera 100% de dividendos extraordinários

Petrobras: Governo espera 100% de dividendos extraordinários

"Nós consideramos como cenário provável a distribuição dos 100% dos dividendos extraordinários da Petrobras”, disse Ceron

por Reuters
3 min leitura
(REUTERS/Ricardo Moraes)

O governo considerou como cenário provável a distribuição de 100% dos dividendos extraordinários da Petrobras (PETR3; PETR4) ao atualizar sua projeção oficial para as contas públicas deste ano, disse nesta quarta-feira secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron.

Finclass Vitalício Quadrado

De acordo com o secretário, dos cerca de 14 bilhões de reais a mais projetados para este ano pela equipe econômica para receitas com dividendos em seu relatório bimestral de avaliação fiscal, 13 bilhões de reais dizem respeito a pagamentos que seriam feitos pela Petrobras.

A previsão do recolhimento integral de dividendos extraordinários se dá a despeito da troca recente de CEO da estatal em meio a pressão do governo por maiores investimentos por parte da empresa e após polêmica em torno da distribuição de dividendos extraordinários.

“Nós consideramos como cenário provável a distribuição dos 100% dos dividendos extraordinários da Petrobras”, disse Ceron a jornalistas.

“Caso seja observado algum ajuste em função da não materialização, a gente faz isso conforme o fato novo ocorrer, mas neste momento o nosso entendimento é que o cenário provável é a distribuição dos recursos”, acrescentou.

A Petrobras anunciou em abril a remuneração a seus acionistas de 21,9 bilhões de reais em dividendos extraordinários, equivalente a 50% dos repasses possíveis do exercício de 2023, após ter inicialmente retido essa distribuição, surpreendendo o mercado.

A metade não distribuída dos dividendos extraordinários possíveis ficou em uma reserva estatutária da empresa, e poderia ser distribuída até o final do ano, conforme proposta do governo em assembleia da companhia.

Finclass Vitalício Quadrado

Em 14 de maio, foi anunciada a troca do comando da estatal, com a saída do então presidente Jean Paul Prates e a indicação de Magda Chambriard, ex-diretora-geral da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), como substituta.

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.