Home Empresas Petrobras recebe prêmio por revitalização de campos maduros

Petrobras recebe prêmio por revitalização de campos maduros

A Offshore Technology Conference (OTC), maior conferência da indústria de petróleo e gás em águas profundas, premiou inovações da Petrobras

por Agência Gov
0 comentário

Offshore Technology Conference (OTC) concedeu à Petrobras (PETR3; PETR4) sua maior premiação técnica, o Distinguished Achievement Award, na categoria “Companhias, Organizações e Instituições”.

A premiação reconhece as inovações implementadas pela companhia para a revitalização de campos maduros em águas profundas. O presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, recebeu a distinção em cerimônia realizada neste domingo, 5/5, em Houston (EUA).

“Com o uso intenso de inovação e de tecnologia conseguimos aumentar em 230 mil barris por dia a produção da Bacia de Campos, que já era considerada por muitos uma área sem relevância no nosso portfólio. O prêmio da OTC comprova que vemos futuro na Bacia de Campos e é uma evidência que a Petrobras é referência também nas atividades de recuperação de campos maduros”, declarou Jean Paul Prates.

“Recebo essa premiação com enorme satisfação e dedico essa conquista ao nosso corpo técnico extremamente competente”, acrescentou o presidente.

Petrobras recebe o Distinguished Achievement Award por inovações implementadas pela companhia para a revitalização de campos maduros em águas profundas
Petrobras recebe o Distinguished Achievement Award por inovações implementadas pela companhia para a revitalização de campos maduros em águas profundas (Imagem: Gustavo Galbatto/ Petrobras)

Para o programa de revitalização de Marlim, na Bacia de Campos, a Petrobras colocou em produção, no ano passado, os FPSOs (unidade flutuante de produção, armazenamento e transferência) Anna Nery e Anita Garibaldi. As novas unidades substituíram nove plataformas de produção que operavam no campo.

Com as duas unidades, a Petrobras estima adicionar, ainda, ao menos 115 mil bpd, nos próximos anos.

As duas novas plataformas usadas em Marlim permitiram a redução de 55% das emissões de gases de efeito estufa.

Bacia de Campos

O Programa de Revitalização da Bacia de Campos, do qual faz parte o projeto premiado, é o maior programa de recuperação de ativos maduros em águas profundas no mundo.

A marca de 230 mil barris de óleo por dia (bpd) adicionais foi alcançada em dezembro de 2023. Nos próximos anos, a Petrobras pretende instalar três novos FPSOs na Bacia de Campos, nos campos de Jubarte, Barracuda & Caratinga e Albacora.

Histórico de premiações na OTC

Essa é a segunda vez que a Petrobras é premiada por inovações implantadas no campo de Marlim. Em 1992, a OTC premiou os avanços tecnológicos alcançados pela companhia que viabilizaram para a indústria de óleo e gás mundial o uso de sistemas de produção em águas profundas.

Em sua busca por inovações, a Petrobras foi premiada cinco vezes pela OTC e outras duas vezes na edição brasileira da conferência.

Veja abaixo quais foram os prêmios concedidos pela OTC à Petrobras:

2024 – Inovações tecnológicas em campos maduros em águas profundas, em Marlim e na Bacia de Campos
2023 – Tecnologia inédita dedicada à construção e intervenção em poços (OTC Brasil)
2020 – Inovações tecnológicas no campo de Búzios
2019 – Tecnologias desenvolvidas para desenvolver a produção do bloco de Libra (OTC Brasil)
2015 – Tecnologias para o Pré-Sal
2001 – Tecnologias de produção de óleo e gás em águas ultra-profundas, no campo de Roncador
1992 – Viabilização da produção de óleo e gás em águas profundas, com o campo de Marlim

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Assine a newsletter “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.