Home Empresas Petrobras sobe preço do diesel e corta da gasolina

Petrobras sobe preço do diesel e corta da gasolina

No ano, a variação acumulada dos preços de venda tanto da gasolina A como do diesel A da Petrobras para as distribuidoras acumula redução

por Redação Dinheirama
0 comentário

A Petrobras (PETR3; PETR4) aumentará em R$ 0,25 por litro o preço médio do diesel e reduzirá o valor da gasolina em R$ 0,12 real a partir de sábado, informou a petrolífera nesta quinta-feira.

Com os reajustes às distribuidoras, o preço médio do diesel A vai para 4,05 reais por litro, enquanto o valor médio da gasolina A passa a ser de 2,81 reais por litro.

O preço médio do diesel A às distribuidoras será elevado em 0,25 real por litro, para 4,05 reais, segundo a companhia. Já o valor médio da gasolina A cairá 0,12 real por litro, para 2,81 reais, disse a Petrobras.

“Neste momento, os fundamentos dos mercados externo e interno, assim como os parâmetros da estratégia comercial da Petrobras que busca a prática de preços competitivos por produto e local resultaram em movimentos distintos para cada produto”, afirmou a Petrobras em comunicado em seu site.

A companhia disse que o fim do período sazonal de maior demanda global por gasolina gera maior disponibilidade e desvalorização do produto frente ao petróleo, enquanto, no diesel, há uma demanda global sustentada, com expectativa de alta sazonal, o que leva à valorização ante a commodity.

“Estando a Petrobras no limite da sua otimização operacional, incluindo a realização de importações complementares, torna-se necessário realizar o ajuste, visando reequilíbrio com o mercado e com os valores marginais para a Petrobras”, acrescentou a empresa.

No início do mês, o presidente da petrolífera, Jean Paul Prates, disse que a empresa estava avaliando a possibilidade de um novo reajuste de preços de diesel e gasolina antes do fim do ano.

A última vez que a Petrobras havia reajustado preços de diesel e gasolina foi em meados de agosto, quando aumentou o valor médio a distribuidoras em 25,8% e 16,3%, respectivamente.

Ajuste coerente

Para o head na área petróleo, gás e renováveis da StoneX, Smyllei Curcio, o reajuste do diesel “foi coerente” com a metodologia utilizada pela consultoria, embora o momento não fosse muito previsível. No caso da gasolina, disse ele, o valor estava muito próximo do praticado no mercado internacional. “Não enxergávamos um ajuste (no momento)”.

Étore Sanchez, economista-chefe da Ativa Investimentos, escreveu, em nota a clientes, que após os reajustes o preço da gasolina precisaria subir 0,30 real e o diesel 0,35 real para se equiparar aos níveis internacionais.

O repasse de reajustes de preços da Petrobras aos consumidores finais, nos postos, não é imediato e depende de uma série de fatores como margem da distribuição e revenda, adição de biocombustíveis e impostos.

No ano, os preços de venda de diesel para as distribuidoras acumulam redução de 0,44 real por litro, enquanto, no caso da gasolina, a queda é de 0,27 real por litro, de acordo com a Petrobras.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.