Os preços do petróleo avançaram nesta terça-feira, acima dos menores níveis em vários meses atingidos na sessão anterior, com a atenção de investidores voltando-se para o aperto na oferta e os mercados financeiros recuperando-se de sua recente queda.
Os preços futuros do petróleo bruto Brent (BRENT) subiram 0,18 dólar, ou 0,2%, para 76,48 dólares por barril.
Os contratos futuros do US West Texas Intermediate (WTI) avançaram 0,26 dólar, ou 0,4%, para 73,20 dólares por barril. Ambos os índices de referência encerraram uma sequência de três sessões de queda.
A promessa de retaliação do Irã contra Israel e os Estados Unidos após a morte de dois líderes militantes levantou preocupações de que uma guerra mais ampla está se formando no Oriente Médio, o que pode ter um impacto direto sobre a oferta da região.
A menor produção no campo petrolífero Sharara, de 300.000 barris por dia da Líbia, também está aumentando preocupações com a escassez de suprimentos.
A National Oil Corp da Líbia disse nesta terça-feira que começará a diminuir gradualmente a produção no campo devido a protestos.
As recentes quedas nos estoques de petróleo bruto e de combustível nos principais centros comerciais também estão apoiando os preços da commodity.
“Os fundamentos do petróleo ainda sugerem um mercado de petróleo com pouca oferta, com os estoques de petróleo ainda caindo”, disse Giovanni Staunovo, analista do UBS.
Os estoques globais de petróleo diminuíram em cerca de 400.000 barris por dia no primeiro semestre deste ano, de acordo com estimativas da Administração de Informações sobre Energia dos EUA (EIA) publicadas nesta terça-feira.
O órgão espera que os estoques diminuam em cerca de 800.000 barris por dia no segundo semestre do ano. [EIA/M]