Home Economia e Política Petróleo dispara com relatos de ataque de Israel ao Irã

Petróleo dispara com relatos de ataque de Israel ao Irã

O Irã suspendeu voos em diversas áreas, incluindo nos aeroportos de Teerã, Isfahan e Shiraz, conforme a Iranian Airports and Air Navigation

por Gustavo Kahil
0 comentário
Os estoques de petróleo bruto no centro de entrega de Cushing, Oklahoma, caíram 943.000 barris na última semana, disse a AIE

A agência de notícias iraniana Fars relata que explosões foram ouvidas perto do aeroporto da cidade de Isfahan, no centro do Irã, mas o motivo ainda era desconhecido, segundo a agência de notícias Reuters.

“A causa destes sons ainda é desconhecida e as investigações continuam até que os detalhes exatos do incidente sejam determinados”, disse a agência de notícias.

“Se estes relatos se revelarem verdadeiros, os receios sobre uma nova escalada só aumentarão, bem como as preocupações de que estejamos potencialmente a aproximar-nos de uma situação em que os riscos de abastecimento de petróleo conduzam a perturbações reais no abastecimento”, apontam Warren Patterson e Ewa Manthey, analistas de commodities do banco holandês ING em um relatório divulgado há instantes obtido pelo Dinheirama.

Os preços do petróleo saltaram 4% após o anúncio. Há instantes (23h52, horário de Brasília, o tipo Brent negociava em alta de quase 4%, a US$ 90,30. Já o WTI subia 4,2%, US$ 85,28.

Relatos recentes

O Irã suspendeu voos em diversas áreas, incluindo nos aeroportos de Teerã, Isfahan e Shiraz, de acordo com a Iranian Airports and Air Navigation Company.

Mísseis de defesa aérea também foram ativados, segundo a agência de notícias iraniana.

A agência de notícias estatal iraniana afirma que o Irã disparou baterias de defesa aérea em várias províncias.

Enquanto isso, um porta-voz da agência espacial iraniana foi citado como tendo dito na Al Jazeera Árabe que “vários pequenos drones” foram derrubados. Ele não deu mais detalhes.

Mudança de direção

Mais cedo, os preços do petróleo permaneceram perto de uma mínima de três semanas, enquanto os investidores avaliavam dados econômicos mistos dos Estados Unidos, sanções norte-americanas à Venezuela e às tensões no Oriente Médio.

Os futuros do petróleo Brent caíram 0,18 dólar, ou 0,2%, para fechar a 87,11 dólares o barril, enquanto o petróleo West Texas Intermediate (WTI) dos EUA subiu 0,4 dólar, ou 0,1%, para fechar a 82,73 dólares.

Esse foi o menor fechamento para o Brent desde 27 de março, pelo segundo dia consecutivo. Na quarta-feira, o WTI também fechou no seu nível mais baixo desde 27 de março.

Doutrina nuclear

O Irã disse mais cedo na quinta-feira que poderia rever sua “doutrina nuclear” em meio às ameaças israelenses, disse um comandante sênior da Guarda Revolucionária Iraniana nesta quinta-feira, levantando preocupações sobre o programa nuclear de Teerã, o qual sempre afirmou ser estritamente para fins pacíficos.

“Uma revisão de nossa doutrina e política nuclear, bem como das considerações previamente comunicadas, é inteiramente possível”, disse Ahmad Haghtalab, comandante encarregado da segurança nuclear, segundo a agência de notícias semioficial Tasnim.

Prédio próximo à embaixada iraniana em Damasco
Prédio próximo à embaixada iraniana em Damasco (Imagem: REUTERS/Firas Makdesi)

Início do conflito

As potências mundiais estão se esforçando para evitar um conflito mais amplo no Oriente Médio após os ataques do Irã na noite de sábado passado que envolveram centenas de mísseis e drones, a primeira vez que o Irã atacou diretamente Israel após décadas de confrontos por meio de representantes.

O Irã lançou os ataques em resposta a um suposto ataque aéreo israelense contra o complexo de sua embaixada em Damasco em 1º de abril, que matou dois generais e outros oficiais iranianos.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.