Os preços do petróleo caíram 1% nesta sexta-feira por preocupações macroeconômicas e realização de lucros, mas subiram cerca de 30% no trimestre, conforme os cortes na produção da Opep+ comprimiram a oferta global.
Os futuros do primeiro mês do Brent para novembro caíram 0,07 dólar, para 95,31 dólares por barril no vencimento do contrato, alta de cerca de 2,2% na semana e 27% no terceiro trimestre.
O contrato dezembro do Brent mais líquido caiu 0,90 dólar, a 92,20 dólares por barril.
O petróleo bruto West Texas Intermediate (WTI) dos EUA caiu 0,92 dólar para 90,97 dólares, com alta de 1% na semana e 29% no trimestre.
Após os futuros do petróleo chegarem mais perto dos 100 dólares por barril, muitos investidores realizaram lucros, dadas as preocupações macroeconômicas em curso.
“O WTI tem sido a bela no baile, mas hoje está perdendo o brilho”, disse John Kilduff, sócio da Again Capital LLC em Nova York, citando a realização de lucros e preocupações econômicas.
A atividade de petróleo e gás em três Estados produtores de energia dos EUA tem aumentado com o último salto nos preços, de acordo com pesquisa do Federal Reserve Bank de Dallas.
Em julho, a produção dos EUA cresceu para uma máxima desde novembro de 2019, de acordo com dados da Administração de Informação de Energia (AIE).