Os preços do petróleo subiram nesta terça-feira, com uma agência do governo dos Estados Unidos projetando uma perspectiva mais otimista para a economia, mas dados pessimistas sobre as importações e exportações de petróleo da China pesaram.
Os contratos futuros de petróleo Brent ganharam 0,83 dólar, fechando a 86,17 dólares o barril. Nos EUA, o barril subiu 0,98 dólar, 82,92 dólares. Ambos os contratos tinham caído 2 dólares no início da sessão.
Os preços reverteram o curso na terça-feira, depois que um relatório mensal da Administração de Informações sobre Energia dos EUA projetou que o crescimento do PIB aumentaria 1,9% em 2023, ante 1,5% em uma previsão anterior.
A AIE também espera que os preços do petróleo Brent atinjam uma média de 86 dólares no segundo semestre de 2023, cerca de 7 dólares acima da previsão anterior.
A produção de petróleo dos EUA deve aumentar em 850.000 barris por dia, para um recorde de 12,76 milhões de bpd em 2023, acrescentou o relatório, superando o último pico de 12,3 milhões de bpd em 2019.
Os preços do petróleo têm subido desde junho, principalmente por causa dos cortes voluntários prolongados na produção da Arábia Saudita, bem como do aumento da demanda global, disse a AIE.
Pesando os preços na terça-feira, no entanto, as importações de petróleo pela China em julho caíram 18,8% em relação ao mês anterior, para a menor taxa diária desde janeiro, mas ainda aumentaram 17% em relação ao ano anterior.