Home Empresas PetroReconcavo ainda enfrenta restrições em escoamento de gás natural

PetroReconcavo ainda enfrenta restrições em escoamento de gás natural

O volume de gás que não pode ser entregue em Guamaré foi queimado

por Gustavo Kahil
3 min leitura
PetroReconcavo

A PetroReconcavo (RECV3) continua a enfrentar restrições em sua operação de escoamento de gás natural no gasoduto de 10 polegadas que interliga a estação coletora de Upanema até o Ativo industrial de Guamaré, o que levou a necessidade de queima de parte do produto, informa a empresa em um comunicado enviado ao mercado nesta sexta-feira (7).

Segundo o documento, desde a conclusão da manutenção em 6 de junho de 2023, não houve nenhum novo evento de perda de contenção no referido gasoduto, mas, após a cessão da infraestrutura no dia 08 de junho de 2023, o novo operador reportou algumas restrições operacionais que vêm limitando o pleno escoamento da produção da Potiguar E&P.

Por conta do novo ritmo, o volume médio diário de escoamento disponibilizado à Potiguar E&P para entrega na UPGN Guamaré durante o período de 08 de junho de 2023 a 30 de junho de 2023 foi de, aproximadamente, 524 mil m3 de gás natural rico por dia.

Segundo a empresa, o volume este compatível com o volume mínimo contratual, porém não permitindo o escoamento de volumes adicionais conforme feito em meses anteriores.

Escoamento contratual

A produção média de gás natural rico da Potiguar E&P no mês de junho de 2023 foi de, aproximadamente, 730 mil m3 por dia, e o volume que não pode ser entregue em Guamaré foi queimado.

A partir de 1º de julho de 2023 o volume médio diário de escoamento disponibilizado à Potiguar E&P para entrega na UPGN Guamaré foi aumentado contratualmente para aproximadamente 600 mil m3 por dia, sendo que valores acima deste patamar podem ser autorizados diariamente via programação, ou seja, conforme disponibilidade de capacidade ociosa na planta.

A PetroReconcavo afirmou ainda que esteve reunida com a operadora para eliminar as restrições ao escoamento da produção de gás da Potiguar E&P ao longo do 4º trimestre de 2023, exceto pela parada programada de manutenção da UPGN Guamaré, por cerca de 20 dias, prevista para ocorrer ao longo do 4º trimestre de 2023.

Veja o comunicado:

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.