Home Economia e Pol√≠tica PF vai atr√°s de participantes da “Festa da Selma” de 8 de janeiro

PF vai atr√°s de participantes da “Festa da Selma” de 8 de janeiro

O termo Festa da Selma foi utilizado para convidar e organizar transporte para as invas√Ķes, al√©m de compartilhar coordenadas e instru√ß√Ķes

por Agência Brasil
3 min leitura

A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta quinta-feira (17) a 14ª fase da Operação Lesa Pátria. O objetivo é identificar pessoas que participaram dos fatos ocorridos em 8 de janeiro, quando o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal (STF) foram invadidos e depredados.

Em nota, a corporação informou que estão sendo cumpridos dez mandados de prisão preventiva, sendo dois no Distrito Federal, dois em Goiás, um na Paraíba, dois no Paraná e três em Santa Catarina, além de 16 mandados de busca e apreensão na Bahia, em Goiás, na Paraíba, no Paraná, em Santa Catarina e no Distrito Federal.

‚ÄúOs fatos investigados constituem, em tese, os crimes de aboli√ß√£o violenta do Estado Democr√°tico de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associa√ß√£o criminosa, incita√ß√£o ao crime, destrui√ß√£o e deteriora√ß√£o ou inutiliza√ß√£o de bem especialmente protegido e crimes da lei de terrorismo.‚ÄĚ

Polícia Federal 3
Segundo a PF, as investiga√ß√Ķes continuam em curso e a Opera√ß√£o Lesa P√°tria se torna permanente (Imagem: Divulga√ß√£o/ Pol√≠cia Federal)

Ainda de acordo com a nota, os alvos da opera√ß√£o s√£o suspeitos de terem fomentado o que a corpora√ß√£o se refere como ‚ÄúFesta da Selma‚ÄĚ, codinome utilizado para se referir √†s invas√Ķes.

‚ÄúO termo Festa da Selma foi utilizado para convidar e organizar transporte para as invas√Ķes, al√©m de compartilhar coordenadas e instru√ß√Ķes detalhadas para a invas√£o aos pr√©dios p√ļblicos. Recomendavam ainda n√£o levar idosos e crian√ßas, se preparar para enfrentar a pol√≠cia e defendiam ainda termos como guerra, ocupar o Congresso e derrubar o governo constitu√≠do.‚ÄĚ

Segundo a PF, as investiga√ß√Ķes continuam em curso e a Opera√ß√£o Lesa P√°tria se torna permanente, com atualiza√ß√Ķes peri√≥dicas acerca do n√ļmero de mandados judiciais expedidos, pessoas capturadas e foragidas.

Mandados de pris√£o preventiva: DF (2), GO (2), PB (1), PR (2), SC (3)
Mandados de busca e apreens√£o: BA (1), DF (2), GO (2), PB (2), PR (2), SC (7)

O Dinheirama √© o melhor portal de conte√ļdo para voc√™ que precisa aprender finan√ßas, mas nunca teve facilidade com os n√ļmeros.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informa√ß√£o e atesta a apura√ß√£o de todo o conte√ļdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que n√£o faz qualquer tipo de recomenda√ß√£o de investimento, n√£o se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.