Com o agravamento da crise econômica, é natural que cada vez mais pessoas comecem a buscar alguma maneira de cortar os gastos e gerenciar melhor suas finanças. Conseguir manter um orçamento enxuto (e a conta no azul) é cada vez mais um desafio, principalmente porque o desemprego chegou forte e levou para informalidade milhões de brasileiros.

Para colaborar com o desafio dos brasileiros em superar o momento de crise, criamos ao longo desse ano uma série de materiais e posts aqui no Dinheirama.

Um dos materiais que mais chamou a atenção dos leitores foi a planilha gratuita de controle financeiro (clique aqui para download), desenvolvida a partir da experiência de todo nosso time e quase 10 anos de trabalho com educação financeira.

A planilha financeira é uma ferramenta poderosa de controle e administração pessoal, mas como toda ferramenta ela se torna mais valiosa conforme as pessoas a utilizam da maneira correta.

Ajuste o padrão de vida

Um dos principais benefícios de ter um bom controle financeiro através de uma planilha eficiente (baixe sua planilha gratuitamente aqui) é a possibilidade de conhecer e ajustar o padrão de vida. Saber quanto gastamos e para onde o dinheiro está indo é premissa indispensável para definir prioridades de consumo e respeitar os limites pessoais de renda e crédito.

Com o tempo, a disciplina torna o controle financeiro um hábito e fica claro que o fundamental para encontrar o sucesso financeiro não é possuir uma renda alta, mas sim tratar o dinheiro com respeito.

Enquanto alguns brasileiros negligenciam sua importância, outros tratam a educação financeira como uma ferramenta importante; essas pessoas entendem que o dinheiro também não aceita desaforo e só será sinônimo de resultados positivos quando tempo e esforço forem colocados no cuidado na gestão financeira.

Planilha Dinheirama

Invista na crise

Ao ajustar o padrão de vida e definir prioridades, investir e realizar sonhos se tornará uma tarefa mais fácil. Nas crises costumam aparecer as melhores possibilidades para quem quer investir, e uma delas são os títulos públicos.

Investir em títulos através do programa Tesouro Direto é uma alternativa que atrai cada vez mais a atenção das pessoas. Se você se interessou pelo tema, certamente gostará de ler outro material criado gratuitamente por nossa equipe: o eBook “Invista Sem Medo em Títulos Públicos” (clique para download).

Este é um livro digital com 22 páginas de muito conteúdo, começando com um pouco de embasamento teórico, passando pelos tipos e estratégias de investimento com títulos públicos e terminando com o procedimento prático para comprá-los. Clique aqui e faça o download gratuito da sua cópia!

Ebook Títulos Públicos

Conclusão

Não está fácil pra ninguém! Você, leitor, certamente já ouviu essa frase dita por muita gente, ainda assim é importante nesse momento de dificuldade apostar em uma postura pessoal de resiliência e foco nos objetivos.

O Dinheirama é, através da educação financeira nossos conteúdos gratuitos, cada vez mais seu aliado preferencial. Nossa equipe está 100% focada em ajudá-lo a superar os problemas financeiros e, assim, iniciar uma nova jornada em busca de uma vida de construção de patrimônio e renda. Aproveite nossos materiais e até a próxima!

Ricardo Pereira
Aviso: Os textos assinados e publicados no Dinheirama.com não representam necessariamente a opinião editorial do Blog. Asseguramos a qualquer pessoa, empresa ou associação que se sentir atacada o direito de utilizar o mesmo espaço para sua defesa. Também ressaltamos que toda e qualquer informação ou análise contida neste blog não se constitui em solicitação ou oferta de seu autores para compra ou venda de quaisquer títulos ou ativos financeiros, para realização de operações nos mercados de valores mobiliários, ou para a aplicação em quaisquer outros instrumentos e produtos financeiros. Através das informações, dos materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog, os autores não estão prestando recomendações quanto à sua rentabilidade, liquidez, adequação ou risco. As informações, os materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog têm propósito exclusivamente informativo, não consistindo em recomendações financeiras, legais, fiscais, contábeis ou de qualquer outra natureza.

Comentários