Home Finanças PessoaisInvestimentos Todos nós precisamos de um Plano de Previdência Privada

Todos nós precisamos de um Plano de Previdência Privada

por Abraão Rodrigues
3 min leitura
Todos nós precisamos de um Plano de Previdência Privada

Mais uma vez vamos falar a respeito de Previdência Privada e a real necessidade que todos nós temos de, o quanto antes, adquirir um plano de Previdência.

Antes de começar a discutir como planejar uma aposentadoria bem-sucedida, precisamos entender os motivos pelos quais devemos tê-la, e então iniciarmos sua construção com nossos próprios recursos.

Em primeiro lugar, você poderá se surpreender ao saber que os principais componentes do planejamento da aposentadoria são contrários à crença popular, sobre a melhor maneira de economizar para o futuro.

Ebook gratuito recomendado: O novo aposentado

Além disso, a implementação adequada desses componentes-chave é essencial para garantir uma aposentadoria financeiramente segura. Isso envolve verificar cada possível fonte de renda na aposentadoria.

Incerteza da aposentadoria  social e dos benefícios de pensão

Precisamos estar preparados sobre as perspectivas de aposentadoria patrocinada pelo governo – elas não são muito boas.

Como sabemos, as populações do mundo todo continuam a envelhecer, com menos pessoas em idade ativa para continuar a contribuir com  os sistemas de seguridade social.

De acordo com um estudo de 2005 realizado por atuários nos EUA, a proporção de trabalhadores cobertos versus o número de beneficiários sob o programa de Segurança Social nos EUA, foi reduzida significativamente ao longo dos anos.

Em 1940, havia 35,3 milhões de trabalhadores pagando no sistema, com apenas 222 mil beneficiários – uma proporção de 159 para 1. Em 2003, o número de trabalhadores aumentou para 154,3 milhões, com 46,8 milhões de beneficiários – uma proporção de 3,3 para 1.

Isso ocorre de maneira semelhante em outros sistemas de pensões, incluindo aqueles de muitas nações europeias. Aqui no Brasil não é diferente.

Leitura recomendada:Os tipos de previdência disponíveis no Brasil (RGPS, RPPS, INSS e mais)

Além disso, estão sendo colocados maiores encargos no sistema, à medida que mais e mais pessoas se aposentam e, devido aos avanços nos cuidados de saúde, vivem mais do que antes.

Este efeito tem o potencial de colocar pressão no sistema, e pode deixar os governos sem outra opção viável, a não ser, reduzir os benefícios da previdência social ou suspendê-los completamente para todos, exceto os mais pobres dos pobres.

Planos de previdência privada também não são imunes a deficiências

Colapsos corporativos, simulações de renda  ineficientes, fundos multi-patrocinados com gestões muito ruins.

Planos de pensão de benefício definido, que supostamente garantem aos participantes uma renda mensal específica durante o período de aposentadoria, realmente falham de vez em quando. Às vezes exigem maiores contribuições ou reduções de benefícios.

Vídeo recomendado: O futuro chega para todos! Se o seu será rico ou não, é uma escolha sua

O que fazer então?

  • Buscar entender e adquirir o quanto antes um plano privado ou com participação da empresa (para aqueles que trabalham em empresas que oferecem esse tipo de beneficio).
  • Conversar com especialistas no assunto, que poderão ajudar no melhor tipo de plano para você e sua família, e até mesmo no melhor desenho de plano de Previdência para as Empresas.
  • Verificar ano a ano a gestão e evolução do patrimônio, bem como fazer ajustes quando necessário, buscando sempre estar mais próximo do objetivo desejado para aposentadoria.

Previdência Privada é assunto sério e certamente todos nós precisaremos de um bom Plano. Se você ainda não possui um, pense no assunto. Um grande abraço e até a próxima!

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.