Finclass Vitalício Topo Desktop
Home Empresas Plataforma X, de Elon Musk, se livra de grande parte de processo sobre direitos autorais

Plataforma X, de Elon Musk, se livra de grande parte de processo sobre direitos autorais

Em comunicado, o grupo comercial disse estar satisfeito com o fato de a juíza ter permitido o prosseguimento do restante da reivindicação

por Reuters
3 min leitura
(Imagem: Reprodução/REUTERS/Leah Millis)

A rede social de Elon Musk teve desconsiderada na terça-feira maior parte de uma ação judicial movida por 17 gravadoras, em processo que acusam o X, antigo Twitter, de infringir direitos autorais de quase 1.700 músicas ao permitir que usuários publiquem as canções online sem permissão.

Finclass Vitalício Quadrado

A juíza distrital norte-americana Aleta Trauger, em Nashville, Tennessee, disse que as gravadoras não poderiam prosseguir com uma teoria de “responsabilidade civil geral abrangente por infração” contra o X, comprado por Musk em outubro de 2022 por 44 bilhões de dólares.

A Justiça rejeitou duas alegações de infração e rejeitou uma terceira de infração “contributiva”, com exceção das acusações de que o X não monitorou adequadamente usuários “verificados” e infratores em série, e não agiu conforme os alertas de remoção rápido o suficiente.

A Sony Music, a Universal Music e outros membros de uma associação de gravadoras dos Estados Unidos processaram o X em junho do ano passado, pedindo mais de 250 milhões de dólares em indenização por danos.

Em comunicado, o grupo comercial disse estar satisfeito com o fato de a juíza ter permitido o prosseguimento do restante da reivindicação.

O advogado do X, Alex Spiro, não quis comentar.

As gravadoras são responsáveis por representar os direitos autorais dos compositores, e não das músicas em si.

Finclass Vitalício Quadrado

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.