Home Economia e Política PMI zona do euro sobe para 52,2 em maio

PMI zona do euro sobe para 52,2 em maio

O PMI de serviços diminuiu ligeiramente para 53,2 no mês passado, de um recorde de alta de 11 meses de 53,3 em abril

por Reuters
0 comentário

 A atividade empresarial da zona do euro expandiu pela taxa mais rápida em um ano em maio, uma vez que o crescimento no setor de serviços superou a contração na indústria, de acordo com uma pesquisa privada, que também mostrou diminuição das pressões dos preços.

O Índice de Gerentes de Compras (PMI) Composto do HCOB para o bloco monetário, compilado pela S&P Global e considerado um bom indicador da saúde econômica geral, subiu para 52,2 em maio em relação aos 51,7 de abril, o maior valor desde maio de 2023.

Embora tenha ficado um pouco abaixo da preliminar de 52,3, permaneceu acima da marca de 50 que separa crescimento de contração pelo terceiro mês consecutivo.

“O espectro da recessão está fora de cogitação. Isso se deve ao setor de serviços, onde a recuperação se ampliou recentemente”, disse Cyrus de la Rubia, economista-chefe do Hamburg Commercial Bank. “De modo geral, é provável que o setor de serviços garanta que a zona do euro volte a apresentar um crescimento positivo no segundo trimestre.”

O PMI de serviços diminuiu ligeiramente para 53,2 no mês passado, de um recorde de alta de 11 meses de 53,3 em abril, um pouco abaixo da preliminar de 53,3.

O PMI da indústria, divulgado na segunda-feira, mostrou que a retração de longa data no setor pode estar acabando ao subir para 47,3 em maio, em comparação com os 45,7 registrados em abril.

A melhora na demanda geral aumentou o otimismo em relação ao ano à frente. O índice composto de produção futura subiu para 63,1 em maio, o valor mais alto desde fevereiro de 2022.

Enquanto isso, as pressões gerais dos preços diminuíram, com os preços de produção aumentando no ritmo mais lento em seis meses. Isso pode tranquilizar o Banco Central Europeu, que deverá realizar um corte de 25 pontos-base na taxa de juros na quinta-feira.

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.