Home Economia e Política Podcast: Nova CPMF, juros bancários, metas e como limpar seu nome

Podcast: Nova CPMF, juros bancários, metas e como limpar seu nome

por Conrado Navarro
3 min leitura

Podcast: Nova CPMF, juros bancários, metas e como limpar seu nomeA edição de hoje do “Futura Dinheiro”, versão on-line do programa semanal que vai ao ar, ao vivo, todas as terças-feiras às 11h na Rádio Futura FM 106,9, traz importantes notícias sobre finanças e economia que podem influenciar bastante o seu dia a dia. Elaboramos melhor a apresentação dos temas, agora no início do programa, e também o formato do podcast, que continua privilegiando dúvidas e informações repassadas por leitores e ouvintes. Hoje tratamos, dentre outras coisas, da possibilidade de entrar em vigor a “nova CPMF” e dos juros praticados pelos bancos públicos.

O podcast de hoje está imperdível! Nele abordamos os seguintes temas e pontos de discussão:

  • A idade deve ser um dos fatores considerados por aqueles que desejam arriscar mais e investir em produtos mais sofisticados? O que mais o investidor[bb] deve levar em consideração quando avaliar as alternativas de investimento disponíveis e seu risco?
  • O Ministro da Saúde, José Gomes Temporão, pede que a CSS (Contribuição Social para a Saúde), apelidada de “nova CPMF”, seja regulamentada até o final de setembro. Será que ela vai vingar? Em que ela mudaria a situação atual da saúde brasileira? Não parece mais razoável exigir que o governo e a máquina pública sejam geridos com mais eficiência?
  • Os juros práticos pelos bancos públicos estão em patamares bem mais baixos que os de seus concorrentes privados. A diferença foi constatada através de pesquisa realizada pela FIESP (Federação das Indústrias do Estão de São Paulo). O que isso representa para nossa economia? Será que a concorrência vai seguir o mesmo caminho?
  • O Anderson pergunta se sustentar mais de uma poupança, por vezes em bancos diferentes, pode ser interessante? Há alguma diferença na rentabilidade de cadernetas em instituições diferentes?
  • Priorizar objetivos é tão importante quando sustentá-los e respeitá-los. Veja o que diz a ouvinte Marília, que pretende reformar sua casa, mas também comprar um carro zero. Ela tem uma reserva de emergência, mas está inclinada a vender o carro usado para investir na reforma e então assumir parcelas de R$ 700,00 por 60 meses para sair com um carro novo. Marília, calma lá!
  • O leitor Marco Antonio nos questiona sobre as alternativas de investimento de baixo risco, conservadoras.
  • Ter um cheque não compensado por insuficiência de saldo costuma gerar muita dor de cabeça. O ouvinte Fernando passou por isso e quer algumas dicas sobre como ele pode “limpar” seu nome dos cadastros negativos e resolver sua situação. As dicas são no sentido de facilitar o processo, mas será preciso deixar de lado a preguiça e correr atrás do credor.

[powerpress]

Podcast: Download (13,2 MB)

Se você gosta de ouvir aos podcasts em seu MP3 Player, iPod ou iTunes, assine o RSS direto dos arquivos via iTunes (Apple Store) ou pelo link https://dinheirama.com/feed/podcast e receba os novos episódios automaticamente.

Obrigado e até a próxima.

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.