A Polícia Federal deflagrou a Operação Omertà, que representa a 35ª fase da Lava Jato, nesta segunda-feira (26). O ex-ministro Antonio Palocci foi preso.

Palocci foi o ministro mais poderoso do PT ao lado de José Dirceu – preso desde agosto de 2015 e já condenado na Lava Jato.

A Receita Federal dá apoio à ação. As equipes policiais estão cumprindo 45 ordens judiciais, sendo 27 mandados de busca e apreensão, 3 mandados de prisão temporária e 15 mandados de condução coercitiva.

Aproximadamente 180 policiais federais e auditores fiscais estão cumprindo as determinações judiciais em cidades nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.

Nesta fase da operação Lava Jato são investigados indícios de uma relação criminosa entre o ex-ministro da Casa Civil e da Fazenda com o comando da principal empreiteira do país.

Segundo a Federal, o investigado principal atuou diretamente como intermediário do grupo político do qual faz parte perante o Grupo Odebrecht.

Há indícios de que o ex-ministro atuou de forma direta a propiciar vantagens econômicas ao grupo empresarial nas mais diversas áreas de contratação com o Poder Público, tendo sido ele próprio e personagens de seu grupo político beneficiados com vultosos valores ilícitos.

Webnário gratuito recomendado:  Como identificar e se aproveitar das melhores oportunidades do universo da Renda Fixa, com Conrado Navarro e André Massaro

Mercado acredita em inflação de 7,25% em 2016

Economistas consultados pelo Banco Central reduziram a perspectiva para a inflação neste ano e em 2017. Isso ocorre após a prévia do IPCA (índice oficial de preços) de setembro sofrer desaceleração com recuo de alimentos. Os dados são do Boletim Focus, divulgado nesta segunda-feira (26).

A pesquisa semanal do BC prevê inflação de 7,25% neste ano. Na semana passada, a projeção era de 7,34%. O Focus também reduziu de 5,12% para 5,07% a estimativa para o IPCA em 2017, enquanto manteve em 4,50% a expectativa para 2018.

A revisão para este ano e o próximo ocorre após o IPCA-15 desacelerar para 0,23% em setembro, depois de subir 0,45% em agosto. O principal responsável pela desaceleração foram os alimentos e bebidas, que registraram deflação de 0,01%, após subirem 0,78% em agosto.

Aumenta o número de aposentados que voltaram a trabalhar

Mais de um quarto dos aposentados no Brasil continuam ativos no mercado de trabalho. Este número cresce gradualmente desde 2011, de acordo com dados do IBGE.

Esse envelhecimento da população economicamente ativa é natural e positivo, uma vez que os mais velhos são a fatia com melhor qualificação e mais experiente da sociedade, na visão de especialistas.

A participação de pessoas com 60 anos ou mais na força de trabalho passou de 5,9% para 6,5% entre o início da série histórica da Pnad Contínua (pesquisa nacional de emprego), no primeiro trimestre de 2012, e o segundo trimestre de 2016. Na faixa de 14 a 24 anos, a participação caiu de 20,1% para 17,8%.

Ebook gratuito recomendadoO novo aposentado

Mercado Financeiro

A nova fase da Operação Lava Jato prendeu o ex-ministro Antonio Palocci, um dos petistas mais influentes durante os mandatos de Lula e Dilma. O cenário político intensifica sua força no noticiário com a última semana de campanha para eleição dos prefeitos.

O Ibovespa, principal benchmark da Bolsa de Valores de São Paulo, operava às 11h39 em baixa de -0,84% com 58.203 pontos. O dólar registrava alta de -0,09% negociado a R$3,25.

Foto: Gustavo Miranda

Redação Dinheirama
Aviso: Os textos assinados e publicados no Dinheirama.com não representam necessariamente a opinião editorial do Blog. Asseguramos a qualquer pessoa, empresa ou associação que se sentir atacada o direito de utilizar o mesmo espaço para sua defesa. Também ressaltamos que toda e qualquer informação ou análise contida neste blog não se constitui em solicitação ou oferta de seu autores para compra ou venda de quaisquer títulos ou ativos financeiros, para realização de operações nos mercados de valores mobiliários, ou para a aplicação em quaisquer outros instrumentos e produtos financeiros. Através das informações, dos materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog, os autores não estão prestando recomendações quanto à sua rentabilidade, liquidez, adequação ou risco. As informações, os materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog têm propósito exclusivamente informativo, não consistindo em recomendações financeiras, legais, fiscais, contábeis ou de qualquer outra natureza.

Comentários