Home Comprar ou Vender Por que o Bitcoin caiu após a aprovação dos ETFs? Veja o que esperar agora

Por que o Bitcoin caiu após a aprovação dos ETFs? Veja o que esperar agora

O foco do mercado de criptomoedas pode agora voltar-se para os acontecimentos macroeconômicos, políticos e tecnológicos

por Gustavo Kahil
0 comentário
(Imagem: Reprodução/Freepik/@wirestock)

Embora os novos ETFs de Bitcoin tenham registrado entradas líquidas, o posicionamento ativo dos traders pode ter se expandido demais antes de seu lançamento, resultando em uma retração no final de janeiro, avalia o time de research da gestora GrayScale em uma análise.

Por exemplo, a quantidade de contratos em aberto em futuros de Bitcoin listados na CME atingiu um máximo local pouco antes de 11 de janeiro, mas recuou depois disso.

Da mesma forma, nos mercados de opções, o preço das opções de compra com vencimento curto (por exemplo, 2 semanas) aumentou em relação ao preço das opções de venda com vencimento curto, o que pode ser uma indicação da demanda dos investidores por estruturas alavancadas otimistas.

Mas, tal como os contratos em aberto de futuros, o prêmio para opções de compra diminuiu na segunda metade do mês.

Elevado interesse em aberto de futuros antes do lançamento do ETF Bitcoin à vista

“Com efeito, parece que alguns participantes do mercado estavam posicionados para um aumento acentuado no preço do Bitcoin assim que os ETFs começassem a ser negociados; depois de os preços terem permanecido quase inalterados no primeiro dia de negociação, podem ter subsequentemente reduzido o risco”, aponta a análise da GrayScale.

Perspectivas

Com o lançamento de ETFs Bitcoin à vista, o foco do mercado de criptomoedas pode agora voltar-se para os acontecimentos macroeconômicos, políticos e tecnológicos.

Por exemplo, quaisquer mudanças na política monetária que reduzam as taxas de juros reais tenderão a ser positivas para a valorização do Bitcoin.

“Os investidores em criptomoedas também podem começar a olhar para as eleições presidenciais dos EUA, onde uma variedade de questões importantes para os eleitores se cruzam com a tese do investimento em criptomoedas e onde as opiniões dos candidatos sobre a classe de ativos ainda estão a ganhar terreno”, explica o relatório.

Por último, na frente tecnológica, a GrayScale observa um foco contínuo no halving do Bitcoin (abril), bem como no debate sobre o dimensionamento do Ethereum, antes da conferência ETH Denver no final de fevereiro e da Proposta de Melhoria Ethereum (EIP) 4844, que está programada para ser promulgada em abril.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Faça parte da rede “O Melhor do Dinheirama” com as melhores análises e notícias

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.