Chega o mês de novembro e com ele aquela sensação de que o ano “passou voando”, de que já é quase final do ano e que ainda há muito por fazer. É aquele mês em que nos lembramos das promessas feitas no começo do ano e de como estamos longe de realizá-las (tomara que não seja o seu caso).
Então dezembro está quase ai e muitos brasileiros nem sequer pensaram nas compras de Natal, na viagem de Réveillon e nem nas férias de janeiro. Esse comportamento é bastante comum, embora perigoso e reconhecidamente incoerente.
O que fazer? Aproveite todo o tempo e a importância do tema para mudar esse hábito de deixar tudo para a última hora. Compartilho cinco sugestões simples para ajudá-lo nessa tarefa.
1. Faça uma lista de presentes
Não espere a loucura de fim de ano chegar para decidir quem deve ser presenteado e quem você poderá agradar apenas com uma lembrança e/ou com sua presença e carinho. Pegue uma folha e anote agora os nomes mais importantes e revise essa lista pelo menos mais umas duas ou três vezes até o momento de ir às compras.
2. Estabeleça um limite financeiro para as compras
A verdade é que raramente nós teremos condições de comprar tudo que desejamos, para todos que queremos presentear. Por isso é importante olhar o orçamento com cuidado e definir um limite de gastos para os presentes e para as viagens. E respeitá-lo. A ideia aqui é que você presenteie, mas também use sua criatividade e inteligência para evitar o endividamento desnecessário.
3. Compre fora dos momentos de euforia
As chamadas datas comerciais costumam ser precedidas de preços mais altos nas lojas, justamente porque a procura é maior e as pessoas não querem deixar a data “passar em branco”. Você pode aproveitar momentos fora dessa sazonalidade para já comprar os principais itens que deseja, sem o estresse das ruas lotadas e com condições comerciais mais favoráveis. Basta programar-se.
4. Comece a planejar antes, especialmente se não puder pagar
Não faça a viagem se não tiver condições, não compre mais presentes do que você pode pagar; não complique! O endividamento nesta época é combustível farto para o descontrole e a infelicidade familiar. A solução é planejar com antecedência, separando os recursos necessários meses antes do evento acontecer.
5. Compre dólar todo mês, não de uma vez
Acertar o melhor momento para comprar dólar é algo que nem os especuladores profissionais conseguem, portanto siga uma regra simples: se vai viajar, planeje a viagem com antecedência (item 4) e aproveite esse tempo para comprar dólar de forma contínua (mês a mês). Leia o artigo em que já falei sobre comprar dólar para entender melhor.
Aposto que você quer que as Festas sejam sinônimo de alegria, confraternização e saúde. Então aproveite que o final do ano ainda não chegou e olhe para ele com mais carinho, inclusive no aspecto financeiro. Você pode e deve se planejar para ele. Boa sorte.
Foto New Year’s Eve, Shutterstock.